30set/120

Agnelo Queiroz quer trazer corrida verde para as ruas de Brasília

Governador assinou, em Frankfurt, protocolo de intenções com o City Challenge

Agência Brasília, 30 de setembro de 2012 – O governador Agnelo Queiroz assinou neste sábado à tarde, em Frankfurt, protocolo de intenções entre o GDF e o City Challenge para realizar uma corrida automobilística internacional nas ruas de Brasília em 2014. A reunião com o presidente do City Challenge, Harmut Breyer, aconteceu na sala executiva do Hotel Hilton poucas horas depois de a comitiva pousar na Alemanha e foi o primeiro ato da missão internacional iniciada na sexta-feira.

O City Challenge é um evento de três dias feito exclusivamente para promover tecnologias sustentáveis. A corrida propriamente dita envolve carros da categoria turismo movidos a células de combustível e monopostos tipo fórmula movidos a eletricidade. Paralelamente, a cidade-sede do evento é tomada por shows, competições de ciclismo, apresentações infantis e festas. O mote não muda: promoção de tecnologias verdes. "Usamos a cidade inteira como palco e a pintamos de verde durante o evento", explicou Breyer.

O City Challenge realiza provas anuais nas cidades de Budapeste (Hungria), Bucareste (Romênia) e Baku (Azerbaijão). Tem contrato de transmissão das corridas para emissoras de 22 países -- o Brasil ainda não as televisiona -- e chega a 600 mil domicílios, segundo os organizadores.

Em sua apresentação, Agnelo disse que Brasília é uma cidade apaixonada por automobilismo. "Temos tradição no ramo, formamos inclusive um tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet", declarou. "Além disso, toda a concepção urbana está ligada à sustentabilidade."

O governador explicou o momento que Brasília vive com a chegada de grandes eventos internacionais. "Vamos sediar competições importantes em 2013 e 2014, as copas das Confederações e do Mundo de futebol. Para isso, estamos construindo um estádio absolutamente planejado com tecnologias sustentáveis, sendo o primeiro do mundo a angariar a certificação Leed Platinum. A principal avenida da cidade passa em frente a esse estádio, e é lá que penso em fazer a corrida."

Breyer contou que, uma vez assinado o protocolo de intenções, o segundo passo será dado logo depois da prova de Baku, marcada para o fim deste mês. Uma equipe de engenheiros visitará Brasília em novembro para estudar possibilidades de traçado para a prova. "Depois produziremos um relatório e mandaremos ao Governo do Distrito Federal, que o revisará", disse. O plano é fazer a corrida nas ruas da cidade em 2014, durante as comemorações do aniversário de 54 anos de Brasília.

Integrante da comitiva, o deputado Israel Batista garantiu o apoio do Poder Legislativo ao evento. "Daremos toda a cobertura normativa que for necessária. Essa corrida é a cara da nossa cidade."

O secretário de Ciência e Tecnologia, Glauco Rojas, articulou com Breyer a realização de seminários técnicos entre os engenheiros do City Challenge e pesquisadores das universidades do DF para a transferência de conhecimento. "Sei que os brasileiros se interessam muito por etanol, mas nós vimos pesquisando células de combustível, e no resto do mundo já há muita pesquisa sobre a utilização do hidrogênio."

A comitiva liderada pelo governador embarca domingo para Cingapura, onde inicia a segunda etapa da viagem. Nela, apresentações sobre o potencial do Distrito Federal serão feitas a grandes investidores, e o GDF assinará contrato com o governo local para a elaboração do plano de desenvolvimento para os próximos 50 anos.