20jul/120

Atirador mata 14 pessoas na estreia de ‘Batman’ no Colorado

Um homem armado matou a tiros 14 pessoas e deixou ao menos 50 feridos na estreia de "Batman - O Cavaleiro das Trevas ressurge" em um cinema da cidade americana de Aurora, periferia de Denver, no Colorado, informou nesta sexta-feira o chefe de polícia local, Dan Oates. O atirador, que usava uma máscara de gás na hora do tiroteio, teria atirado bombas de fumaça para impedir a visibilidade das pessoas dentro do cinema. As vítimas teriam entre três meses e 45 anos.
 
Segundo a CNN, o suspeito estava fortemente armado com um fuzil e uma pistola e vestia um colete à prova de balas. O homem, que teria 24 anos, foi detido em um estacionamento perto do cinema. De acordo com a polícia, não há evidências de um segundo homem armado. O motivo do ataque ainda não foi revelado.
 
O incidente aconteceu no shopping Century Aurora, que conta com 16 salas, na periferia da capital do Colorado. Segundo testemunhas, as pessoas demoraram um pouco para entender que havia um tiroteio dentro do complexo de cinemas, porque achavam que o barulho era do próprio filme, em alguma sala ao lado.
 
- Eram como pequenas explosões, e logo depois ouvimos pessoas gritando - disse Hayden Miller à televisão local Kusa.
 
A emissora de rádio KOA disse que o homem ainda lançou granadas de fumaça e gás lacrimogêneno. Testemunhas confirmaram a versão: segundo elas, o atirador entrou por uma saída de emergência e atirou uma bomba de fumaça, antes de começar a atirar. A polícia ainda encontrou um explosivo no cinema. Segundo uma testemunha, o criminoso caminhava lentamente pelo cinema, atirando em pessoas “aleatoriamente”, a tragédia teria durado entre 20 e 40 minutos.
 
Dez pessoas morreram ainda no cinema, e quatro chegaram a ser levadas para o hospital, mas não resistiram. Entre as 50 vítimas, duas estariam em estado grave. Pessoas dizem ter visto duas crianças, que teriam 6 e 9 anos, sendo retiradas do local inconscientes. Não há informações sobre o estado de saúde delas. A vítima mais nova, um bebê de três meses, passa bem, informou a imprensa americana.
 
O presidente Barack Obama disse estar “chocado e triste com o horrível e trágico tiroteio no Colorado”. O democrata ainda se comprometeu a submeter o culpado pelo incidente à Justiça.
 
O FBI garante que não há nenhum vínculo com terrorismo até agora, contou a rede ABC. Investigadores estão interrogando parentes e amigos do suspeito para saber mais sobre seu passado.Informações de O Globo e agências internacionais.