24out/120

Brazlândia vai receber a Carreta da Mulher

 Depois de ter passado por várias cidades satélites do Distrito Federal, agora é a vez de Brazlândia receber a Unidade Móvel de Saúde da Mulher mais conhecida como a Carreta da Mulher, a unidade vai ficar estacionada no Centro de Saúde nº 02, na Vila São José.

A Carreta vai começar o atendimento na cidade no dia 29 de outubro e permanecerá até o dia 09 de novembro. O atendimento será de segunda a sexta-feira nos horários de 8h ás 12h e 13h ás 17h, com senha que serão entregue no inicio de cada turno. Serão realizados exames de mamografia, ultrassonografia com o pedido médico preventivo do câncer de colo do útero, ecografia e exame preventivo ginecológico. Exames estes que ajudam as mulheres prevenir doenças como câncer de mama e câncer de colo do útero.

Desde o lançamento do programa, em março, foram feitos cerca de 20 mil exames em mulheres de 13 localidades carentes do Distrito Federal. Nos sete meses de atuação do serviço as alterações mais frequentes detectadas entre as pacientes que procuraram a carreta foram casos de mioma uterino, cisto de ovário, esteatose (acúmulo de gordura, normalmente no fígado), nódulo e cisto de tireoide. Têm sido registrados ainda, em menor número, cisto e nódulo de mama, espessamento endometrial, pólipo endometrial e aumento de volume uterino.

A unidade já passou pelo Condomínio Pôr do Sol (Ceilândia), Núcleo Rural Taquara (área rural de Planaltina), Cidade Estrutural, Paranoá/Itapoã, Nova Colina (Sobradinho), São Sebastião, Areal (Águas Claras), Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Estância Nova (Planaltina) e Sol Nascente (Ceilândia), Santa Maria, e agora é a vez de Brazlândia.

Dia: 29/10 a 09/11

Horário: 8h ás 12h e 13h ás 17h

Local: Centro de Saúde nº 02, na Vila São José