3jul/120

De cada 5 armas apreendidas no DF, uma estava com menor

 Uma em cada cinco armas apreendidas entre o início de abril de 2011 e o fim de abril de 2012 no Distrito Federal estava nas mãos de menores de idade, de acordo com dados da Polícia Civil. Das 2.584 armas de fogo que a polícia apreendeu, 590 foram apreendidas pelas delegacias da criança e do adolescente.
 
A Delegacia da Criança e do Adolescente da Asa Norte, que atende 19 regiões do DF, tem registrado crescimento de apreensão de armas de fogo. No primeiro semestre deste ano, foram 132 armas. O número equivale a um aumento de quase 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
Apesar desse crescimento, a Secretaria de Segurança Pública diz que o número de ocorrências envolvendo menores no começo deste ano sofre redução. Foram 1.534 registros entre janeiro e abril de 2012 contra 1.670 no mesmo período do ano passado.

 De acordo com a delegada Viviane Bonato, houve uma mudança no perfil dos menores infratores que andam armados. Segundo ela, a atuação de adolescentes não se limita mais a quadrilhas lideradas por maiores de idade.

“As armas são deles, não são mais do maiores. É um comportamento que a gente tem observado”, disse Viviane. De acordo com a delegada, o tipo de apreensão mais comum é de revólver calibre 38 e de pistolas .40. Informações do G1.