11out/120

Deputado Pitiman defende maior profissionalismo na gestão pública municipal

 

O presidente da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da  Gestão Pública, deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), defendeu nessa  quarta-feira (10) a contratação de gestores públicos de carreira pelas  prefeituras e pelas câmaras municipais. Segundo o parlamentar, esse  profissional garantirá a continuidade dos projetos de longo prazo nos  municípios, independentemente do prefeito que estiver governando. “É fundamental  investirmos na profissionalização do gestor público, para que ele não se sinta inseguro com a mudança de prefeito ou de presidente da Câmara nem seja demitido ou perseguido por uma situação política”, disse Pitiman,  durante evento em Brasília que reuniu secretários de Planejamento e  Administração de todo o País.

Eficiência

  Luiz Pitiman afirmou que as experiências de sucesso na administração federal devem  ser implantadas nos estados e municípios, de modo que a eficiência  administrativa e a otimização da máquina pública sejam alcançadas por  todas as esferas de governo. “O cidadão, que paga seus impostos, precisa e quer um  atendimento de resultados.É impossível ele ter uma carga tributária tão bem cobrada e, ao mesmo  tempo, ter uma saúde com dificuldade, ter uma educação, uma segurança e  um transporte muito precários.”

O  deputado disse que é preciso tirar o Congresso de um “papel omisso” em  relação ao tema. Segundo Pitiman, a Frente Parlamentar Mista para o  Fortalecimento da Gestão Pública pretende iniciar um debate a nível nacional, estadual e municipal que incentive a aprovação de novos marcos regulatórios que ajudem o Estado a oferecer um serviço público eficiente aos cidadãos. O debate fez parte da 87ª edição do Fórum Nacional de  Secretários de Estado da Administração (Consad).

Com informações da Agência Câmara de Notícias