26jun/120

Dia Mundial Contra as Drogas estimula campanha no Riacho Fundo

 Hoje, terça-feira (26), é o dia Mundial Contra as Drogas, e para simbolizar a data, a Administração Regional do Riacho Fundo, por meio de suas Gerências de Promoção e Assistência Social e de Segurança e Saúde lança, a campanha RIACHO FUNDO CONTRA AS DROGAS!

 A campanha é um alerta para jovens e adultos sobre o impacto e os efeitos nocivos do consumo de drogas. Durante toda semana, a cidade vai se mobilizar. Serão profissionais da saúde, crianças e jovens moradores da região, que tomarão as ruas para esclarecer e prevenir a população.

 Durante todo o dia serão realizadas a entrega de panfletos explicativos nas principais quadras da cidade. Já na quarta-feira (27), serão disponibilizados serviços à comunidade com agentes do grupo Narcóticos Anônimos. A equipe estará no ponto de apoio. E ainda, um ônibus itinerante, cedido pela Polícia Civil do DF, visitará o Centro de Ensino Médio do Riacho Fundo. No interior do ônibus existe um museu que trata sobre a temática das drogas.

 No dia seguinte, quinta (28), o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas fará um atendimento especial. O objetivo é atender famílias que tenham casos de pessoas dependentes do uso de drogas. Os agentes orientarão sobre o que deve ser feito e, encaminharão estas famílias para os órgãos responsáveis. A equipe também estará no ponto de apoio.

 O encerramento da semana conta com palestras no Centro de Ensino Fundamental 03, com peças teatrais e concurso de redação no centro de Ensino Fundamental 02, além de intervalo itinerante com diversas oficinas de dança, esporte e música, na escola CETELB.

 A campanha tem a parceria da Secretaria de Justiça (SEJUS), Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (CRAS/SEDST) e Secretaria de Segurança Pública (SUPROC), Polícia Civil, Polícia Militar, DETRAN, Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS) e Centro de Saúde nº 3, Diretoria Regional de Ensino (DRE) e Grupo Narcóticos Anônimos.

Confira a programação:

DATA ATIVIDADE
26/06 - Panfletagem nas quadras da cidade
27/06 - Atendimento do grupo “Narcóticos Anônimos”, durante todo dia, no ponto de apoio;

- Museu itinerante contra as drogas da Polícia Civil do DF no Centro de Ensino Médio.

28/06 - Atendimento do CAPS à comunidade, durante todo dia, no ponto de apoio.
29/06 Encerramento – Palestra no CEF 03 às 8h30min, concurso de redação e apresentação teatral no CEF 02, intervalo itinerante com oficinas de dança, esporte e música, na escola CETELB.

 Crianças se mobilizam na busca de um mundo sem Drogas

 A campanha Riacho Fundo contra as Drogas teve abertura oficial dia 25, onde uma blitz, realizada no centro da cidade, reuniu cerca de 120 crianças, munidas de faixas, cartazes, apitos e tambores. A ação teve a presença da orquestra de música da Polícia Militar, que tocou o Hino Nacional, além da presença do Subsecretário de Políticas contra as Drogas, Mário Gil, do administrador, Artur Nogueira, entre outras autoridades que falaram sobre a campanha.

 O dia foi recheado de atrações, como apresentações de paródias musicais e show com o Batalhão de Polícia de Cães. As crianças se divertiram com a performance da cadela farejadora, MEG e com a cadela de caça, KATE.

Um grande círculo simbolizou a luta contras as drogas, e 200 balões de gás – pintados no centro, com as mãozinhas das próprias crianças foram soltos de uma só vez.

 

fonte: Ascom Riacho Fundo