5jul/120

Economia: Recursos que geram empregos

Administração de Brazlândia recebe evento voltado para empreendedores 

 A Administração Regional de Brazlândia sediou na tarde do dia 04 o seminário “Facilidades do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e CADASTUR”. Voltado para os empreendedores de todos os portes na área do turismo, o fundo visa promover o desenvolvimento econômico e social em toda a região, auxiliando e financiando projetos da área com taxas reduzidas e prazos facilitados.

O seminário teve início com a explanação da Gerente de Cadastramento e Fiscalização, da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Kamilla Nunes, sobre o CADASTUR, que é o sistema de cadastro do Ministério do Turismo, para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro é obrigatório para quem deseja obter a linha de crédito do FCO.

A Coordenadora Geral do FCO, do Ministério da Integração, Helen Cássia, abrangeu todo o conteúdo desde o cadastramento, fornecimento de proposta para o financiamento até as taxas contratuais. Orientou os espectadores à sempre buscar informações para obterem sucesso em seus empreendimentos.

O Gerente Regional do Banco do Brasil, Luismar Vieira, e sua equipe foram inteiramente solícitos às dúvidas dos presentes, sempre destacando opções que o banco apresenta para facilitar o crescimento e desenvolvimento do turismo.

A Subsecretária de Estruturação e Diversificação da oferta Turistica, da Secretaria de Turismo, Meyre France também esteve presente no seminário, e colocou o orgão a disposição da Administração Regional e dos presentes. 

Empreendedores locais relataram sobre a experiência que obtiveram ao utilizar o financiamento para alavancar seu negócio. “Vi uma necessidade de crescer o meu empreendimento, e sem a linha de crédito do FCO, meu negócio não teria chegado onde está”, relata o empresário local, Tiago Mendes.

Após a abertura do debate, houve total comoção na análise de um caso específico do produtor de doces local, Gregory dos Santos, que ao solicitar ajuda para que não tenha de fechar sua empresa que atua no setor há mais de 26 anos, foi orientado pelos consultores presentes e elogiou a iniciativa da Administração Regional de Brazlândia. “Queria agradeçer pelo projeto, agora posso ter a orientação correta para não fechar minha produção de doces, reconhecida em todo o país”, enfatiza.

O Chefe de Gabinete da Administração de Brazlândia, Tarcílio Severino Dias, esteve presente para reafirmar o compromisso com a comunidade. “Estamos sempre de portas abertas para eventos como esse, que trazem esclarecimento para que a população possa desenvolver seus negócios e prosperar”, finaliza.

Este evento é uma parceria do Governo do Distrito Federal, Administração Regional de Brazlândia, Secretaria de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Economico, entre outros. 

O GDF e a Administração Regional tem buscado também qualificar proprietários e moradores da cidade com cursos profissionalizantes e gratuitos do SENAC, como recepcionistas em meios de hospedagem, garçom entre outros.