5jul/120

Estrutural será a primeira cidade digital do Centro-oeste

A Cidade Estrutural foi selecionada pelo Ministério das Comunicações para a fase piloto do projeto Cidades Digitais. O projeto tem objetivo de melhor a gestão pública local, resultando em maior acesso das comunidades à internet e aos serviços do governo.

“O que possibilitou essa escolha foi o grau de detalhamento que apresentamos e a necessidade de inclusão digital e capacitação profissional que a Estrutural apresenta”, afirmou Gustavo Brum, secretário em exercício de Ciência e Tecnologia.

De acordo com a última Pesquisa de Amostra por Domicílio (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), apenas 15% da população têm acesso à internet banda larga. Com a chegada das Cidades Digitais a intenção é triplicar a quantidade de acessos. A expectativa é de que a rede esteja disponível na cidade em 2013.

O projeto do governo federal prevê que cada cidade selecionada receba até R$ 1 milhão em investimentos. Caso seja necessário, Gustavo Brum complementará esse recurso.

Participaram da seleção 192 cidades. Todas elas foram avaliadas conforme sua capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede. A lista traz 80 cidades em todo o país e a única do Centro-Oeste aprovada pelo Ministério, está disponível no site do Ministério das Comunicações.

 

Fonte: Jornal de Brasília