20jul/120

Festa do Divino Espírito Santo: Um momento de fé e devoção dos fiéis de Brazlândia

Neste ano a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, a Folia da Roça, começará neste domingo (21), às 19 horas com uma missa que será celebrada pelo Padre Vanderlei, na Capela do Divino Espírito Santo no Curralinho, área rural de Brazlândia. Após a celebração, a Folia será iniciada pela Alvorada, com orações e cantorias. No dia seguinte os foliões dão início ao “giro” da Folia, seguindo para o primeiro pouso.

A Festa do Divino Espírito Santo é um dos eventos mais tradicionais de Brazlândia, realizada há mais de 79 anos, quando a cidade ainda pertencia ao município de Luziânia.  Realizada sempre na última quinzena do mês de julho, conta com a participação de aproximadamente 200 foliões, que seguem durante seis dias girando a folia em diversas fazendas da região, onde pernoitam e são recebidos pelo pouseiro, com jantar para celebração e a chegada da Folia. A bandeira do Divino Espírito Santo expõe os sete dons: Fortaleza, Sabedoria, Ciência, Conselho, Piedade, Entendimento e Temor a Deus.

A Festa do Divino é realizada na cidade e na roça, e evolvem temas como: os costumes, o folclore, a história local e a religiosidade. Todas as noites são realizadas celebrações, reza da ladainha, agradecimento da mesa, orações e danças de catira. Pela manhã, os foliões rezam e cantam o ofício em louvor à Nossa Senhora e após o almoço seguem para outros pontos.

O anfitrião faz toda esta preparação como forma de agradecimento em louvor ao Divino Espírito Santo. A Folia do Divino percorre fazendas, desde a mais humilde até as mais fartas, visitando as casas dos devotos que alcançaram alguma graça ou que desejam alcançar. 

Passando pelo Curralinho, Pedra Preta, Almécegas, Vendinha, Rodeador e Brazlândia, a festa é um ceio de cultura tradicional, com uma linguagem original, figurino baseado na realeza, dança da catira e, sobretudo muita fé e devoção. Atravessando o século com costumes dos nossos antepassados, consegue cada vez mais trazer a participação dos jovens e das crianças, mesmo com a influência da mídia voltada a diferentes setores.

O encerramento da festa acontece na Praça da Paróquia de São Sebastião nos dias 28 e 29 de julho onde é realizada a chegada dos foliões que giraram na folia, e no último dia, terá a entrega da Folia com shows das bandas católicas Alis e Francimar.

Junto com o GDF, a Administração de Brazlândia apoia eventos culturais e religiosos, e para a Festa do Divino, que é tão importante para a cidade, disponibilizará toda a parte de infraestrutura e das atrações culturais. É o compromisso do GDF e da Administração Regional contribuir com tudo o que possa desenvolver a cidade, como o turismo religioso.

 

fonte: Ascom Adm. Brazlândia