13ago/120

FIFA inicia credenciamento de imprensa

Entidade anunciou em Brasília regras para cobertura jornalística da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014

Brasília, 13 de agosto de 2012 – Foi realizado nesta segunda-feira, em Brasília, o workshop sobre credenciamento de imprensa e informações para não detentores de direito para a Copa das Confederações da FIFA 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014. O objetivo foi explicar aos jornalistas como funcionará a cobertura dos dois eventos esportivos. Esse foi o primeiro dos workshops que serão oferecidos nas cidades sedes da Copa das Confederações e em São Paulo, onde será realizado o sorteio dos jogos da competição, no dia 1º de dezembro.

O credenciamento para o primeiro evento (sorteio da final da Copa das Confederações) começa no próximo dia 27. Para realizá-lo, é preciso se cadastrar previamente no Canal de Mídia da FIFA: http://media.fifa.com. O formulário está todo em inglês e, segundo os representantes da FIFA, em breve terá versão em português. (Veja cronograma abaixo)

A expectativa é de credenciar mais de 2,5 mil jornalistas para a Copa do Mundo. Cada evento terá entre 300 (partidas da primeira fase) e 800 profissionais credenciados (abertura e final). Os repórteres de veículos impressos poderão ter acesso ao centro de imprensa, à tribuna de imprensa, às zonas mistas e às salas de entrevistas coletivas. Já os fotógrafos circularão pela tribuna de imprensa e pelas zonas mistas.

workshop foi realizado em parceria entre a Secretaria de Comunicação Social do Distrito Federal (Secom) e a FIFA, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A secretária de Comunicação Samanta Sallum, que abriu e encerrou o evento, destacou que “Brasília vai crescer ainda mais após a realização desses dois eventos esportivos”, porque o GDF assumiu “o compromisso de tornar a capital do país um exemplo na realização de grandes eventos e a população vai ser diretamente beneficiada com o legado que eles deixarão na melhoria dos serviços públicos”.

Participaram do workshop o diretor da TV FIFA para a Copa de 2014, Sven Schaeffner; a chefe da assessoria de imprensa da FIFA, Renata Pereira; o representante do Comitê Organizador Local, Castelo Branco, e a gerente de contratos de esportes da TV Globo, Patrícia Príncipe.

Eles fizeram uma apresentação das regras gerais para credenciamento e cobertura das copas do Mundo e das Confederações, e explicaram aos jornalistas como cada segmento da imprensa deverá proceder para levar até a audiência todos os detalhes das competições. As regras seguem as determinações da Lei Geral da Copa e serão divulgadas oficialmente pela própria FIFA em um manual específico no site da entidade.

“Foi uma honra receber esse primeiro workshop”, declarou a secretária aos mais de 50 jornalistas presentes. Ela reforçou que a integração da Secretaria de Comunicação com a FIFA e seus parceiros “reforça a transparência adotada pela Secom no contato com os jornalistas”.

 

CRONOGRAMA DE CREDENCIAMENTO – Copa das Confederações

 
 

27/8/2012

  Início do credenciamento para o sorteio dos jogos da Copa das Confederações, em São Paulo, no dia 1º/12/2012  
 

28/9/2012

  Encerramento do credenciamento para o sorteio dos jogos da Copa das Confederações  
 

5/10/2012

  Envio da carta de confirmação do credenciamento  
 

2/12/2012

  Início do credenciamento para a Copa das Confederações  
 

25/1/2013

  Encerramento do credenciamento para a Copa das Confederações  
 

4/3/2013

  Envio da carta de confirmação do credenciamento (a confirmar)  
 

 

 

CRONOGRAMA DE CREDENCIAMENTO – Copa do Mundo 2014

 
 

26/8/2013

  Início do credenciamento para o sorteio dos jogos da Copa do Mundo  
 

27/9/2013

  Encerramento do credenciamento para o sorteio dos jogos da Copa do Mundo  
 

7/10/2013

  Envio da carta de confirmação do credenciamento  
 

Dezembro/2013

  Início do credenciamento para a Copa do Mundo  
 

31/1/2014

  Encerramento do credenciamento para a Copa do Mundo  
 

28/2/2014

  Envio da carta de confirmação do credenciamento