24out/120

GDF e União em parceria pela saúde do servidor público

Governador Agnelo Queiroz e ministra do Planejamento, Miriam Belchior, assinam protocolo de intenções para garantir melhorias aos funcionários públicos

Agência Brasília, 24 de outubro de 2012 – Teve início nesta quarta-feira (24) o 4º Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor (EASS), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Durante o evento, que celebrou a Semana do Servidor, o governador Agnelo Queiroz e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, assinaram protocolo de intenções para garantir melhorias aos servidores públicos nas áreas da saúde e da segurança do trabalho.

O acordo prevê, entre outras medidas, o desenvolvimento de estudos e pesquisas que identifiquem os agravos à saúde do servidor; a promoção de melhorias na condição e organização do trabalho; o fornecimento de dados e informações técnicas necessários para criação de futuros projetos; e acompanhamento de atividades programadas.

Pioneirismo – O governador destacou que, em maio deste ano, o GDF já havia instituído a política integrada de atenção à saúde do servidor, por meio do Decreto nº 23.653. “Ela foi elaborada de forma pioneira e sustentada por vários eixos: prevenção, promoção, vigilância da saúde, perícia médica oficial e previdência”, afirmou Agnelo Queiroz. “Da mesma forma, criamos o primeiro manual de governo em saúde e segurança do trabalho para definir diretrizes, com o propósito de oferecer diagnósticos precoces em acidentes e doenças no trabalho”, completou.

Segundo a ministra Miriam Belchior, quatro pontos fundamentais vão nortear as ações para garantir as melhorias aos servidores no ambiente laboral: perícia em saúde, promoção, vigilância no ambiente de trabalho e assistência no atendimento.“Esse é um projeto que se desenvolve coletivamente, debatendo, dividindo conhecimento e envolvendo seus autores, oferecendo mais qualidade e mais resultados”,explicou a ministra.

Também compareceram ao evento o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa; os secretários de Administração Pública, Wilmar Lacerda, e de Educação, Denilson Bento; e a secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim.

EASS – Em sua quarta edição, com o tema “Trabalho Saudável –uma questão para a gestão de pessoas”, o Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor é referência para a administração pública federal quando se trata da saúde do servidor público. O evento ocorrerá até amanhã, no Centro de Convenções.

São esperados cerca de 350 servidores, que receberão certificados pelo curso de“Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): Diagnóstico, Política e Programa de QVT como Instrumentos para a Promoção à Saúde e Segurança no Trabalho na Administração Pública Federal”.