22out/120

Gestão de transporte e logística em debate no Congresso Nacional

Especialistas afirmam que o Brasil poderia economizar R$90 bilhões por ano com matriz de transporte mais eficiente

O Congresso Nacional será palco de um Seminário que vai discutir o principal gargalo para o desenvolvimento do Brasil: transporte e logística. O evento, que ocorre nessa terça e quarta-feira, 23 e 24 de outubro, sempre a partir das 8h30, é promovido pela Frente Parlamentar Mista de Gestão Pública em parceria com o Instituto JK, a Escola de Administração Fazendária (ESAF) e o Instituto Brasileiro de Administração (IBA).

“O que se pretende é identificar os problemas, propor possíveis soluções e sugerir rumos e estratégias e, finalmente, o investimento, suas fontes e a forma de gestão aconselhável buscando modernizar e integrar este setor que é, sem dúvida, a estrada que nos levará ao primeiro mundo. Tudo isso a partir de um amplo debate que envolva Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade para eliminar este verdadeiro gargalo ao nosso progresso”, explica o deputado federal Luiz Pitiman, presidente da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública. O ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos confirmou presença no evento e enfatizou a firme disposição da presidente Dilma Rousseff de eliminar os estrangulamentos do setor de Transportes e criar uma logística apta à exportação e ao escoamento da produção.

Além do debate dos problemas específicos dos setores rodoviário, ferroviário, fluvial, aéreo, marítimo e portos, urbano e outros, o Seminário se debruçará sobre temas gerais. Dentre eles, destaca-se a questão financeira em que, além dos recursos públicos, deve-se mobilizar os da iniciativa privada via concessões e Parcerias Público-Privadas que permitirão remodelar, em médio prazo, nossas estradas. “A logística brasileira é um dos fatores que emperram o crescimento econômico e encarecem nossos produtos no mercado interno e no mercado externo. Precisamos transformar o sistema logístico do nosso País em algo estimulante e capaz de pesar menos no custo Brasil, eliminando os estrangulamentos via uma gestão inteligente, abrindo caminhos para o primeiro mundo”, defende Pitiman.

A Frente tem trabalhado para promover fóruns permanentes de debates sobre experiências bem sucedidas no Brasil e no mundo no que se refere à gestão pública eficiente. A ideia é explorar os bons exemplos e viabilizar a implementação de soluções inovadoras capazes de tornar o Brasil um país moderno e competitivo, gerido com transparência, além de promover a participação da sociedade e dos poderes Executivo e Judiciário na elaboração de novos marcos regulatórios que contemplem o aprimoramento e modernização da gestão pública brasileira.

Também participam do evento técnicos e diretores de diversos órgãos e entidades federais como Eletrobrás, Petrobrás, Confederação Nacional do Transporte (CNT), Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Confederação Nacional de Transportes Urbanos (CNTU), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Caixa Econômica Federal, agência reguladoras como ANTT, ANTAQ, ANEEL, ANAC, e outros.

Concurso de monografias

       Dentre as atividades promovidas pelo Seminário está o concurso de monografias destinado a estimular jovens estudantes de todo o país ao conhecimento sobre a área de transporte e logística. Os três primeiros colocados serão premiados com viagens à Europa, aos Estados Unidos e à Argentina. O trabalho técnico deve ser feito em 30 a 50 laudas com espaço convencional e pode conter gráficos, mapas e fotos. O julgamento do concurso será feito por uma comissão técnica formada por representante do Instituto JK, representante da Frente Parlamentar Mista de Gestão Pública, professor universitário, técnico em transporte e jornalista. Para se inscrever no concurso, o candidato deve participar do Seminário e frequentar pelo menos seis das reuniões técnicas durante a realização do evento.

1º classificado: Prêmio Presidente Juscelino Kubitschek – Viagem à Europa

2º classificado: Prêmio Engenheiro Bernardo Sayão – Viagem aos Estados Unidos

3º classificado: Prêmio Arquiteto Oscar Niemeyer – Viagem à Argentina

Temas para os trabalhos técnicos: transporte rodoviário; transporte ferroviário; transporte fluvial; transporte marítimo e portos; transporte aéreo e aeroportos; transporte por duto; transporte de água e eletricidade; fontes de recursos, concessões e parcerias; treinamento e mão de obra; transporte urbano; gestão, integração e logística; meio ambiente e sustentabilidade.

Condições preliminares:

1.     Ser estudante regularmente matriculado

2.  Participar da abertura do Seminário na Câmara dos Deputados

3.     Participar e comprovar presença, por certificado e carimbo no folder entregue no evento, de no mínimo 6 dos 12 grupos técnicos durante o Seminário na ESAF

4.     Desenvolver monografia individual sobre um dos 12 temas para comissão julgadora

5.  Enviar monografia ao Instituto JK até o dia 30 de novembro de 2012 em versão impressa e digitalizada (PDF) 

 

--

Lana Carvalho
Assessoria de Imprensa
Deputado Federal Luiz Pitiman
(61) 3215-5931 / 9949-6791