12jul/120

Governo Federal e GDF lançam “Banda Larga 0800”

Projeto piloto prevê acesso gratuito a sites de serviços públicos na internet

O Ministério das Comunicações e o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançam nesta quinta-feira, às 10h30, na sede do ministério, o  Projeto “Banda Larga 0800”,  que prevê o acesso à internet gratuito para cidadãos, por meio de aparelhos celulares.

Para o evento estão previstas as presenças do ministro Paulo Bernardo, do governador do DF, Anelo Queiroz, do secretário Gustavo Brum (Secti), além  de outras autoridades.

HISTÓRICO - O projeto “Banda Larga 0800” baseia-se no desenvolvimento de uma ferramenta por meio da qual o cidadão poderá acessar a Internet usando o celular, sem que, para isso, seja necessário contratar um pacote de dados junto às prestadoras do serviço de telefonia. A ideia é oferecer uma alternativa às operadoras de banda larga na hora de prestar o serviço aos seus clientes.

Por exemplo, se a operadora oferece um limite de dados que podem ser transferidos entre seu computador e a internet durante o mês, você usaria a internet gratuita para acessar páginas de bancos ou de compras sem utilizar sua franquia.

OPERACIONAL - O Ministério das Comunicações, juntamente com a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, Ministério do Planejamento e Operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi iniciaram a articulação entre si, em prol da realização do teste do Banda Larga 0800.

Nessas conversas, ficou decidido que a região mais adequada para receber a fase de teste seria na cidade de São Sebastião (DF), considerando que todas as operadoras tem semelhante inserção e qualidade de rede.

PARCERIA - Uma vez escolhido DF e a região de São Sebastião para receberem os testes do Banda Larga 0800, o Ministério das Comunicações procurou, em março deste ano, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secti, para juntos executarem o projeto piloto.

A partir de então, coube à secretaria a seleção de oitenta pessoas, de diferentes perfis sócio-econômicos e diferentes níveis de escolaridade, moradores de São Sebastião, para receberem smartphones capazes de acessar gratuitamente o sítio do Banda Larga 0800, com informações de utilidade pública do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal.

  • Critérios para seleção da amostra (80 pessoas) para o teste:

1.     Foco em pessoas que nunca utilizaram ou que utilizam com pouca frequência a Internet móvel;

2.     50% homens / 50% mulheres;

3.     Faixas de Idade: 15 a 25 /25 a 35 /35 a 45 / 45 a 55 / mais de 55;

4.      Faixas de renda domiciliar per capita: menor que 0,5 salários mínimos / 0,5 a 1 salários mínimos / 1 a 2 salários mínimos / maior que 2 salários mínimos;

5.     Mesclar empregados autônomos / empregados com carteira assinada / desempregados.

  • Conteúdos do GDF disponíveis no sítio do Banda Larga 0800:

1.              Vagas de emprego e localização das agências do trabalhador no DF;

2.              Telefones Úteis;

3.              Informações sobre o Nota Legal;

4.              Estações e horário de funcionamento do metrô-DF;

5.              Linhas e horários de ônibus São Sebastião–Plano Piloto;

6.              Programação Cultural;

7.              Concursos públicos do GDF;

8.              Informação sobre o programa de inclusão digital Ponto DF;

9.              Informações sobre a Biblioteca Digital do DF;

10.           Informações sobre o Parque Tecnológico Capital Digital.