10jul/120

Nova política de Saúde

No programa semanal de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira, Agnelo Queiroz destaca as melhorias na Saúde do DF

 Na edição de hoje do programa Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz ressalta a importância dos investimentos na atenção básica à Saúde para garantir o atendimento de casos de baixa gravidade, além da inauguração das Salas Vermelhas, locais para atendimento de urgência nos hospitais.

“A prioridade do meu governo é a Saúde, e o investimento principal é na atenção primária”, salienta o governador. “Isso exige mudança na política de Saúde, que antes era toda hospitalar. Por isso, estamos reformando centros de saúde para que a população possa ser atendida e não ir direto para o pronto-socorro quando não for um caso grave.”

O governador destaca a inauguração de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Se a pessoa não tem acesso à assistência de saúde perto de casa, ela vai para o pronto-socorro”, lembra. “Com as UPAs, vamos melhorar a cobertura à atenção básica. Nós vamos progressivamente esvaziar os casos que hoje estão no pronto-socorro e que não deveriam estar”, reforça.

Agnelo Queiroz lembra ainda que a primeira UPA do DF foi inaugurada na gestão dele, em 2011. “Vamos investir na criação de novas unidades básicas de saúde, nas Clínicas da Família e construir novas UPAs”, garante. “Com as UPAs, o melhor funcionamento dos centros de saúde e maior quantidade de equipes do Saúde da Família fazendo a parte da atenção básica, eu tenho certeza de que ao final de 2012 a população vai começar a sentir a melhoria no sistema de Saúde do Distrito Federal.”

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.

Todo o conteúdo do programa estará disponível para download aqui na página da AGÊNCIA BRASÍLIA. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

 

fonte: Agência Brasilia