13jun/120

Será que o Transporte Público vai melhorar?

Foto: Fábio Rivas(CLDF)
 

Por Edilza Torres – A Comissão do Transporte Público Coletivo da Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou nesta terça-feira a primeira reunião ordinária. O      principal ponto discutido foi como diminuir o tráfego de veículos e melhor o transporte público do DF. O primeiro a dar esclarecimentos sobre sistema foi o Diretor Geral do DFTrans, Marco Campanella. O objetivo é diminuir em 30% o fluxo de veículos particulares nos horários de pico com a inclusão de melhores ônibus coletivos em circulação.

“O sistema público de transporte de Brasília é moroso, ineficiente e caro, por este motivo vamos lutar para o transporte público melhore”, afirma Robério Negreiros, presidente da comissão.

De acordo com Cláudio Abrantes, em Brasília a frota de veículos cresceu cinco vezes mais que a população do Distrito Federal. “Temos hoje um carro para cada dois habitantes”, informa o vice-presidente.

Levantamento – Segundo uma pesquisa de opinião realizada no DF, aproximadamente 62% da população acham que os ônibus públicos são péssimos. Na prática, de que maneira a Comissão vai contribuir para reverter esse quadro caótico?

Outra questão, 75% dos empregos formais estão concentrados no centro de Brasília, segundo informou o diretor do DFTrans.

Milhares de brasilienses percorrem em média 30Km para chegar até o seu trabalho. Com a deficiência do sistema, a solução é utilizar veículos particulares. Resultado: o trânsito da capital do país está quase intrafegável.

No final da reunião, ficou definido que a Comissão de Transporte Coletivo Público da CLDF, terá reuniões internas, todas as quintas-feiras, pela manhã, na Câmara Legislativa.

fonte: blogdoodir