18ago/120

Sistema Penitenciário do DF será ampliado até o ínicio de 2013

Anúncio foi feito pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal

Nesta sexta-feira, dia 17, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) divulgou que até o início do ano de 2013 iniciará novas obras de ampliação do sistema penitenciário do DF, com recursos do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal, no valor total de R$ 15 milhões.

Segundo o subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe, Cláudio Moura Magalhães, está prevista a construção de dois módulos no Centro de Detenção Provisória (CDP), com 400 novas vagas e dois módulos na Penitenciária Feminina, com capacidade para mais 400 detentas. Os novos presídios devem ficar prontos após oito meses do início das obras. 

“Sabemos que o sistema carcerário hoje não é a ideal, mas estamos em uma situação muito melhor que outros Estados brasileiros. De qualquer forma estamos trabalhando para ampliar o sistema”, avalia o subsecretário.

Sobre o déficit de servidores no sistema prisional, Cláudio Magalhães informou que atualmente existem, em média, 1.500 servidores trabalhando no Complexo Penitenciário. De acordo com o Ministério da Justiça, a média ideal é de um agente para cada cinco detentos, a média do Distrito Federal é de um agente para cada 7,4 detentos.

De acordo com o subsecretário Magalhães o sistema opera dentro da normalidade, apesar do déficit de servidores. Está prevista a realização de um novo concurso, ainda sem data definida, para o preenchimento de 300 vagas. Informações: SSP/DF.