Politica: Ibaneis tem plano 'B'? A pergunta que não quer calar

 O jogo da sucessão de Ibaneis Rocha pegará fogo em 2024 e nomes poderão surgir e outros cair no esquecimento



Por Damião Miguel 

Uma turma dos bastidores e de políticos do DF andam se perguntando, mas não conseguiram respostas até esse momento que dê a eles a garantia ou a tranquilidade que esperavam sobre um possível segundo posicionamento do governador Ibaneis Rocha caso o nome da vice-governadora Celina Leão não empolge a população com vistas a eleição majoritária ao GDF em 2026. Em resumo querem saber se existe plano "B" na cabeça do governador quanto à sua sucessão  daqui a três anos.


O debate nos corredores


A discussão do plano 'B' do grupo de Ibaneis Rocha vem sendo debatido nos quatro cantos do DF e em salas refrigeradas, mas o chefe do executivo prefere se manter neutro ao debate embora não dê ordens para esfriar as opiniões. 

As pesquisas de intenções de votos e de análise da densidade eleitoral de todos aqueles que sonham em susceder Ibaneis Rocha, serão realizadas de forma trimestral apartir de 2024 e poderá oferecer uma visão mais ampla e consistente de quem realmente tem chances ou se será apenas o chamado 'cavalo Paraguaio '.


A leoa fecha o ano em alta

O posicionamento politico da vice-governadora do DF, Celina Leão,  nos momentos de crise politica pelo o qual passou o DF, garantiu a ela uma densidade politica importante e a fama de leal junto ao governador Ibaneis Rocha e seus aliados de primeira hora. Essa postura fortaleceu a leoa nesse primeiro momento ao ponto do chefe do executivo antecipar a sua simpatia por Celina Leão com vistas a 2026 em sua sucessão. 

Com a desenvoltura que le é peculiar, Celina Leão,  nadou de braçadas na onda positiva e fortaleceu ainda mais seu nome para susceder Ibaneis Rocha nas próximas eleições. Mas a turma que sonha com um possível plano 'B' de Ibaneis Rocha, acredita que Celina Leão já colheu os frutos que tinha que colher e que em 2024 o cenário poderá igualar o jogo e colocar todo mundo em pé de igualdade.


CPMI finalizada e Ibaneis tranquilo

O relatório final da Senadora Eliziane Gama na CPMI do 8 de janeiro, não trouxe novidades quanto a postura tomada pelo o governador Ibaneis Rocha no dia das invasões na praça dos tres poderes. Muito pelo contrário,  garantiu a ele a tranquilidade e porque não dizer o descanso dos inocentes.

Livre , leve e solto está o chefe do executivo do DF, depois do relatório lido na Comissão do Parlamento, Ibaneis Rocha,  pode comemorar e se ver livre das amarras de acusações infundadas contra suas decisões  tomadas no famigerado dia 8 de janeiro. Enfim, Ibaneis Rocha, vai respirar politica e organizar seu projeto político ao Senado Federal e comandar a sua sucessão. 


O retrovisor de Celina no grupo de Ibaneis

A vice-governadora do DF, Celina Leão, certamente já entendeu o jogo que está sendo jogado e precisa de forma rápida colocar seu bloco de confiança nas ruas para manter a "gordura politica" que conquistou nesse primeiro ano de mandato, que para alguns foi significativa, mas para outros a temperatura politica de 2024 poderá queimar por inteiro essa dianteira construída pela a leoa. 

Não se pode negar que Celina Leão está na frente de seus adversários quando o assunto é sucessão de Ibaneis Rocha,  mas seu retrovisor em 2024 certamente encontrará nomes como ; Rafael Prudente,  José Humberto dentre outros que irão se juntar a Ibaneis Rocha ao longo do caminho.


Formação:  Frente de direita conservadora

A possível formatação de uma frente ampla dos conservadores no DF que poderá unir ; Republicanos,  União Brasil e PL , certamente vem atormentando a cabeça de Celina Leão e seus aliados. Essa frente também vem sendo observada pelo o campo da esquerda do DF.

Esse grupo político deverá ter a ex- primeira dama Michelle Bolsonaro na briga pelo o Senado Federal e como puxadora de votos e terá a oportunidade  de unir figuras das mais diversas vertentes da política do DF. O PSD de Paulo Octávio está no campo de visão desse grupo, assim como parlamentares como Paula Belmonte. 

A verdade é que o jogo ainda nem começou, não existe favoritismo e nem favoritos nessa briga pelo o GDF.  Enquanto isso, Ibaneis Rocha passa dos 60% de aprovação a frente do GDF....




Postar um comentário

0 Comentários