O comunicado do Hamas diz: “Nós, do Movimento Resistência Islâmica (Hamas), expressamos nosso agradecimento pela declaração feita pelo presidente brasileiro Lula da Silva, que comparou a situação enfrentada pelo nosso povo palestino na Faixa de Gaza a um Holocausto. As ações dos sionistas hoje em Gaza são equiparadas às perpetradas por Hitler contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial"
Além do agradecimento, o comunicado faz um apelo para que a Corte Internacional de Justiça leve em consideração a declaração de Lula. A África do Sul já entrou com uma ação na Corte acusando Israel de genocídio do povo palestino, e o Brasil manifestou seu apoio a essa ação. Recentemente, a Corte divulgou uma decisão reafirmando que Israel deve garantir segurança e proteção aos palestinos na Faixa de Gaza.
A declaração improvisada de Lula, que comparou as ações de Israel ao Holocausto, gerou uma crise diplomática com o país. Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que declarações espontâneas do presidente brasileiro provocam controvérsias no cenário internacional.
A crise diplomática em curso destaca a delicada situação no Oriente Médio e a importância das palavras de líderes mundiais na condução de relações internacionais sensíveis.
Com informações do SBT Ne
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
© 2023 Terra Brasil Notícias
0 Comentários