Por: Jornalista Kelven Andrade
O Congresso Nacional realizou uma sessão solene para celebrar os 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Victor Arimatea, diretor do Samu no Distrito Federal (DF), que destacou a dedicação e experiência dos profissionais do serviço e o reconhecimento de seu trabalho em toda a região.
“Graças aos nossos condutores socorristas, operadores de frota, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, mecânicos, assistentes sociais, instrutores, telefonistas e gestores, o que antes foi uma intensa jornada de aprendizado, hoje alcança a envergadura de uma experiência profissional”, afirmou Arimatea durante a cerimônia.
Atuação do Samu no Distrito Federal:
Nos últimos quatro anos, de 2020 a 2024, o Samu no DF atendeu mais de 3,6 milhões de chamadas pelo número 192 e prestou assistência a aproximadamente 255 mil pacientes com o uso de ambulâncias, motos ou unidades de resgate aéreo, resultando em cerca de 175 atendimentos diários.
Arimatea também ressaltou os desafios enfrentados e superados pelo serviço ao longo dos anos, além de reafirmar o compromisso do Samu com a comunidade. “Nestes 20 anos, renovamos nosso compromisso de garantir a intervenção pré-hospitalar dentro do menor tempo possível aos pacientes em situações extremas, fazendo a diferença em nome da vida”, enfatizou.
Expansão do Samu no Brasil:
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também esteve presente na solenidade e destacou a meta de alcançar 100% de cobertura do serviço em todo o país. Atualmente, o Samu atende mais de 187 milhões de brasileiros em cerca de 3,9 mil municípios, cobrindo 92% da população.
Para ampliar ainda mais a cobertura, estão previstas a entrega de 1.780 novos veículos em 2024. Além disso, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinará 350 novos veículos e construirá 14 novas centrais de regulação do Samu 192 em áreas com vazio assistencial, com o objetivo de universalizar o serviço até 2026.
Importância do Samu:
Criado pelo decreto 5.055 em 27 de abril de 2004, o Samu é parte integrante da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde. O serviço oferece atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência, proporcionando uma resposta rápida a vítimas de incidentes que afetem a saúde, sejam eles de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica.
O objetivo do Samu é evitar o agravamento das condições das vítimas, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas e, em muitos casos, evitando o óbito. O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e pode ser acessado pelo número 192. As equipes são acionadas por uma Central de Regulação das Urgências, que envia os veículos apropriados para cada situação.
Futuro do Samu:
Com as novas iniciativas e investimentos previstos, o Samu continuará a expandir sua capacidade de atendimento, reforçando seu papel essencial na rede de saúde pública do Brasil e garantindo que mais brasileiros tenham acesso a atendimento de emergência de qualidade.
SAIBA MAIS:
0 Comentários