Brazlândia: Ponte do Córrego Pulador será inaugurada

 


Por Carol Moura

Foto: Israel Pinheiro 


A construção da ponte mista para veículos e pedestres sobre o Córrego do Pulador, em Brazlândia, está sendo finalizada e em breve os moradores da zona rural terão acesso facilitado e seguro à área urbana da cidade.

Com estrutura de concreto e uma base de 6 metros de altura, mais segura em períodos de cheia, a obra beneficiará mais de 3 mil moradores. Substituindo uma antiga estrutura feita com madeira pelos próprios moradores a mais de 20 anos que precisou ser interditada no segundo semestre de 2023 por questões de segurança. A área é de preservação ambiental, sendo necessária uma licença concedida pelo Ibram (Instituto Brasília Ambiental).

O percurso que durava em torno de 15 minutos será realizado em 5 minutos, em função da nova ponte que encurta o trajeto em aproximadamente 12km, facilitando o dia a dia dos produtores rurais, transporte escolar, caminhões do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e também carros de segurança pública, como polícia e bombeiros. Também será benéfico economicamente com o transporte dos hortifrútis, frutas e outros itens produzidos na região. 

“Apesar de já ter sido reparada algumas vezes, a ponte de madeira chegou a um ponto em que não podia mais ser utilizada e apresentava perigo para a comunidade, precisando ser interditada. A nova estrutura vai durar muitos anos. Muitas gerações atravessarão essa ponte. Ela não é apenas uma via de tráfego simples; estamos falando de uma melhoria na qualidade de vida”, diz Luciana Lima, Administradora Regional de Brazlândia

O projeto está sob responsabilidade da Administração Regional de Brazlândia com previsão de entrega para o dia 16 de agosto. Cerca de 20 pessoas trabalharam na primeira etapa da obra, composta pelo tabuleiro (elemento estrutural da superestrutura). Na etapa seguinte, que foi a da construção do acesso, mais 25 pessoas executaram o serviço. Na etapa atual a estrutura já está finalizada, faltando apenas a massa asfáltica e a pintura da ponte.

Ascom Administração de Brazlândia 

Postar um comentário

0 Comentários