O governador Ibaneis Rocha está esperando as eleições municipais para conhecer de fato o cenário pré-eleitoral de 2026. Os números finais do processo municipal mostrará o tamanho que todos os campos políticos ficarão para o enfrentamento das urnas daqui a dois anos.
Com o MDB certamente caminhando com Presidente Lula para a reeleição e possivelmente indicando o vice da chapa governista, Ibaneis Rocha, tem por consequência não caminhar com Lula e abre grandes possibilidades de se filiar ao União Brasil ou mesmo PL de Valdemar da Costa Neto.
Dentro do debate nacional o DF é visto por lideranças de esquerda com grandes chances do PT abrir mão da disputa pelo GDF dando espaço aos aliados para indicar um cabeça de chapa. E o MDB está nessa relação de possibilidades.
Celina e quem mais para GDF na direita ?
Nas últimas movimentações o radar mostra que nesse momento poucos nomes estão se viabilizando para a disputa majoritária pelo DF em 2026. A luta pela sucessão de Ibaneis Rocha apresentam poucos políticos em destaque nesse momento no DF.
A vice-governadora Celina Leão é disparada franco favorita na sucessão de Ibaneis Rocha, tendo em vista que a leoa estará com a força da caneta e poderá trazer com ela uma frente importante de partidos para seu projeto de reeleição.
Não se pode desconsiderar que a lei eleitoral não ofertará a vice-governadora Celina Leão disputar a reeleição em 2030 caso seja eleita em 2026. Com isso a indicação do vice na chapa da leoa será uma disputa a mais entre os aliados partidários no campo da direita. Afinal, o vice poderá herdar a cadeira de Celina Leão no processo eleitoral, caso ela decida disputar o senado federal em 2030.
Pronto! Pra qualquer desafio
Entre os deputados federais o nome considerado mais forte e consistente continua sendo do deputado emedebista, Rafael Prudente, considerado um político em ascensão e com o traquejo das ruas até mais intenso que Celina Leão e o próprio governador Ibaneis Rocha.
O parlamentar do MDB vem construindo e fortalecendo sua reeleição em caminhadas em todas as regiões do DF. Mas como em política tudo pode mudar, Rafael Prudente, chegará em 2026 com musculatura política em condições de disputar qualquer cargo eletivo.
Izalci e o dilema do PL
O Senador Izalci Lucas sonha em participar das disputas em 2026 pela cadeira do governador Ibaneis Rocha. A saída dele do PSDB virou uma incógnita para ser candidato ao GDF.
Filiado ao PL o competente Senador Izalci ver sua presidente Bia Kicis sinalizando o apoio da legenda bolsonarista para Celina Leão. A verdade é que Izalci mudou do ninho tucano para o PL com alguma promessa, resta saber qual e se vão cumprir.
Paula Belmonte não esconde o interesse na briga pelo GDF
No parlamento distrital o nome da deputada Paula Belmonte começa a ganhar fôlego para uma possível disputa pelo GDF. A parlamentar vem se posicionando de forma inteligente em suas tomadas de decisões e não tem vaidade em pedir desculpas e voltar atrás quando sente que exagerou na dose em suas posições.
A distrital vem conversando com aliados na construção de uma frente independente e tem a simpatia de boa parte do eleitorado conservador do DF.
José Humberto observa de longe as movimentações
Dentro do governo outra figura que vem sendo observado pelo os bastidores políticos atende pelo nome de José Humberto Pires - O popular Pezão. As lideranças partidárias entendem que Pezão é reconhecido por uma parcela significativa da população e desfruta da confiança do chefe do executivo e de boa parte da classe empresarial do DF e Entorno.
Os índices de rejeição ao nome de Pezão são extremamente pequenos e isso traz ele para o jogo sucessório, mesmo ele não admita essa possibilidade ou qualquer interesse na briga eleitoral de 2026.
Arruda observa e fala pouco
Dentro do Senado Federal sob a relatoria do Senador Weverton Rocha (PDT), existe uma proposta de novas regras para a lei de inegibilidade. A proposta foi retirada de pauta e voltará às discussões no plenário logo depois de passada as eleições municipais.
Caso a proposta do relator seja aprovada em sua essência pelo plenário, como veio da Câmara Federal, José Roberto Arruda, poderá se viabilizar eleitoralmente e seu nome estará em disputa por partidos para lançá-lo na briga eleitoral de 2026, resta saber a qual cargo
O Senado e a briga de gigantes
Em todas as pesquisas pré-eleitorais o governador Ibaneis Rocha e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro aparecem com chances reais de se elegerem para representar o DF no Senado Federal.
Embora nomes como Fred Linhares e Bia Kicis apareçam no retrovisor de Ibaneis Rocha na briga pelo Senado Federal, na avaliação de grande parte dos pensadores da política do DF, Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro demonstram maior densidade eleitoral para não serem importunados no momento da decisão final.
Maioria buscará a reeleição em 2026
Na Câmara Legislativa pelo menos 85% dos atuais deputados distritais estarão na briga pela a reeleição, assim, como os deputados federais.
Nas últimas pesquisas os índices de renovação vem sendo considerados pequenos tanto para a CLDF como para o parlamento federal.
○●○●○●○●○●○
0 Comentários