Politica: Os partidos e seus nomes para a disputa ao GDF

 




Por Damião Miguel

O cenário politico do DF deverá começar a definir quem de fato poderá lançar nomes para a disputa majoritária ao comando do GDF. Até o momento legendas como PP, MDB, UNIÃO BRASIL, PT, PSB, PL e REPUBLICANOS  estudam essa possibilidade com vistas á 2026.

Mas caso a vaga ao TCDF apareça muitas novidades poderão aparecer na mexida do xadrez eleitoral sob o comando de Ibaneis Rocha. A pergunta que não quer calar é; quem seria o nome escolhido pelo governador  para ocupar a vaga no TCDF?

Enquanto esse cenário não surge, vamos as possiblidade ao GDF;


Rafael Prudente um nome sem rejeição

No MDB o nome do Deputado Rafael Prudente continua sendo preparado para uma eventual decisão da legenda em se colocar a disposição para a disputa majoritária. O cenário não está descartado caso Ibaneis Rocha, decida sair do partido para a briga pelo o Senado Federal. Nos bastidores o nome de Rafael é visto como promissor para as disputas de 2026. 

O nome de Rafael Prudente aparece em todas as pesquisas para o GDF. Então fiquem atentos as cenas dos próximos capítulos.


Celina favorita até o momento

O PP tem na Vice - governadora Celina Leão, um nome competitivo e com chances reais de alcançar a principal cadeira de poder no DF. A leoa anda em plena movimentação nas agendas institucionais nas cidades satélites e  vem aproveitando para deixar sua marca junto a comunidade. 

Algumas lideranças politicas da cidade acreditam que Celina Leão segue favorita para a disputa ao GDF, mas precisa construir a viabilidade de seu nome com maior abertura junto as lideranças politicas partidárias.


A construção de um nome urgente

O PT principal partido de oposição a gestão Ibaneis Rocha, anda sem uma definição aparente com relação a um nome ao GDF. A legenda espera se organizar em 2025 para está pronta para o embate no ano seguinte. Até o  momento o nome de Erika Kokay é avaliado como pronto para a disputa ao Senado Federal e Geraldo Magela saiu da toca para se colocar a disposição do PT para o GDF.





De Interventor a disputa ao GDF

O PSB já anda bem a frente do PT quando o assunto é a briga pelo o comando do governo do DF. O nome do interventor na área da segurança de Brasília no episódio do 8 de janeiro, Ricardo Capelli, já anda participando de eventos e atividades para ganhar musculatura e densidade eleitoral pensando em 2026. Resta saber se o PSB não vai sacrificar Capelli em eventual união das esquerdas.


União: A noiva cobiçada de 2026

União Brasil poderá ser um fiel da balança para composição partidária na briga pelo o GDF. O nome do deputado distrital Eduardo Pedrosa, surge como renovação dos grupos partidários na briga eleitoral e caso não dispute a cadeira de Ibaneis Rocha, poderá se transformar junto com Republicanos nas principais legendas para indicar o vice na chapa governista.



Legenda de Bolsonaro quer eleger Senadores

O PL certamente será o principal partido a ser observado em suas movimentações politicas no Brasil e em Brasilia em 2026. O ex- presidente Jair Bolsonaro dará a velocidade do barco dos conservadores e muitas surpresas ainda podem acontecer até a eleição. 

O nome de Michelle Bolsonaro já está quase certa para o Senado Federal, enquanto o Senador Izalci Lucas, continua afirmando que está na disputa ao GDF pelo PL. Mas a prioridade de Bolsonaro será conquistar as duas vagas ao Senado Federal.




Dois nomes que falta disposição para a disputa

No Republicanos o nome da Senadora Damares Alves continua sendo ventilado para uma possível disputa ao GDF. Mas ela afirma categoricamente que não pretende participar das disputas e já andou declarando seu apoio a futura candidatura de Celina Leão. 

Outro nome que está na prateleira do Republicanos atende pelo nome de Fred Linhares, que aparece nas pesquisas bem situado para o Senado Federal e surge timidamente ao GDF.

Os três  nomes surpresas

O fator surpresa na eleição de 2026 ao GDF continua sendo o nome do ex- governador José Roberto Arruda, que vem tendo uma punição considerada eterna na avaliação do meio politico e poderá virar um surpresa na disputa ao GDF caso as novas regras de  inelegibilidade seja aprovada no Senado Federal.


Outro nome que está em compasso de espera é do ex- Senador Reguffe, que anda calado quando o assunto é eleição de 2026. Nos bastidores a expectativa é que Reguffe possa colocar seu nome na disputa ao GDF, resta o competente ex -parlamentar definir sua direção partidária.



A competente deputada distrital Paula Belmonte anda analisando o cenário politico e espera definir sua situação partidária para de fato se colocar na disputa ao buriti. A parlamentar tem posição destacável no parlamento do DF e costuma não fugir de pautas polemicas na defesa da comunidade e dos grupos organizados.

Aliados próximos a Paula Belmonte afirmam que buscar a reeleição não está no radar da deputada, que espera testar seu nome na disputa majoritária em 2026.





Postar um comentário

0 Comentários