São Paulo — A eleição dos 608 integrantes dos conselhos participativos municipais de São Paulo teve longas filas neste domingo (15/12), principalmente na periferia da capital paulista. Segundo a prefeitura, ao menos 40 mil pessoas foram até os locais de votação para escolher seus representantes. Os números consolidados, bem como a divulgação dos eleitos, deverá ocorrer durante a semana.
Os conselhos participativos receberam nos últimos dois anos R$ 12 milhões cada um para projetos nas subprefeituras, o que despertou o interesse de grande parte da população. Neste domingo, 2.148 pessoas se candidataram, ante 574 da última eleição, realizada em 2022.
As 32 subprefeituras e os postos do Descomplica espalhados pela cidade de São Paulo foram usados como locais de votação, das 9h às 17h. O Metrópoles recebeu relatos de pessoas que tiveram dificuldade para votar em bairros da periferia.
Em um vídeo recebido pela reportagem, um homem tinha em mãos a senha 1.051, por volta das 12h30, na unidade do Descomplica no Itaim Paulista, na zona oeste.
Também houve reclamação de demora, confusão, pessoas passando mal nas filas e consequente desistência de eleitores em participar da votação em bairros como M’Boi Mirim, Santo Amaro, Cachoeirinha, Jaçanã, Tucuruvi, Perus, Cidade Tiradentes e São Miguel. Também há denúncias de que candidatos teriam lotado ônibus para levar pessoas até os locais. Mesmo em bairros centrais, como na Vila Mariana, houve fila.
No fim da tarde, a prefeitura disse que a eleição teve ao menos quatro vezes o número de eleitores que no pleito de 2022 e atribuiu isso à “influência ampliada nas comunidades”.
A administração municipal disse que foram convocados 1.260 funcionários e 18 técnicos da equipe da Prodam para atendimento nos pontos de votação. “Evidentemente, com esse número grande de pessoas, em alguns locais com muita participação houve alguma demora, mas a gente tem que ver isso de uma forma positiva, porque é a democracia fortalecida, pois esta gestão valoriza o governo participativo”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Segundo a prefeitura, “qualquer cidadão pode acompanhar o processo e encaminhar denúncias à Coordenadoria de Participação Social”. “Eventuais denúncias de irregularidades podem ser encaminhadas à Casa Civil e serão apuradas pelas Comissões Eleitorais responsáveis”, disse a administração municipal.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/eleicao-para-conselhos-participativos-tem-filas-na-periferia-de-sp/?fsp_sid=20317
0 Comentários