A descoberta reforça a importância das áreas protegidas e da conservação de ecossistemas das ilhas brasileiras
Pesquisadores brasileiros identificaram uma nova espécie de bromélia, a Tillandsia uiraretama , no Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, localizado no litoral norte do estado de São Paulo, no município de São Sebastião. As ilhas abrigam mais de 1300 espécies, sendo 100 delas ameaçadas de extinção. A área também é conhecida por ser um importante local de alimentação, reprodução e descanso para mais de 10 mil aves marinhas.
O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Gabriel Pavan Sabino, Marcio de Melo Leodegario, Gabriel Mendes Marcusso, Nathan Miranda Gazineu David, Ingrid Koch, Danilo Ulbrich Tavares e Fábio Pinheiro, que destacaram a relevância da espécie para a compreensão e preservação de unidades de conservação.
A Tillandsia uiraretama é uma planta rupícola, que cresce em superfícies rochosas sob luz solar intensa e se nutre de micropartículas trazidas pelo ar e pela água. Suas flores lilás, com inflorescências de até 7,5 cm, foram analisadas e descritas em detalhe no estudo publicado na revista Phytotaxa.
A distribuição restrita à ilha torna a espécie vulnerável às mudanças climáticas. Eventos históricos, como incêndios causados por atividades humanas, e a invasão de espécies exóticas, ameaçam a integridade do ecossistema local. Além disso, o aumento do nível do mar representa um risco adicional para as populações que crescem próximas à linha d’água.
Com um status preliminar de "vulnerável" na Lista Vermelha da IUCN, os especialistas esperam que a divulgação da descoberta ajude a mobilizar esforços para proteger a Ilha dos Alcatrazes e suas espécies únicas. Para os cientistas, a descoberta reforça a importância das áreas protegidas e da conservação de ecossistemas das ilhas brasileiras.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:
Com informações do Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/nova-especie-de-bromelia-e-descoberta-no-refugio-do-arquipelago-de-alcatrazes/?fsp_sid=17350
0 Comentários