A iniciativa une capacitação em gastronomia e solidariedade alimentar no Distrito Federal. O evento de lançamento acontecerá no dia 30 de novembro, das 10h às 14h, na Praça Central da Estrutural
Com a missão de transformar vidas por meio da gastronomia, o Instituto Culinária Social (ICS) lança o projeto Culinária Social, uma iniciativa que alia capacitação profissional à luta contra a fome. O evento de lançamento acontecerá no dia 30 de novembro, das 10h às 14h, na Praça Central da Estrutural, em frente à sede do ICS, e contará com atividades interativas, entrega da tradicional Galinhada do Amor e presenças de destaque do meio gastronômico, como a Chef Ada Silva, e representantes governamentais, como o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, e a vice governadora, Celina Leão.
O projeto oferecerá formação gratuita em gastronomia para 270 pessoas, com cursos que vão desde confeitaria e panificação até culinária saudável e chocolataria. Paralelamente, o Culinária Social reforça sua atuação solidária com a distribuição de 13.400 refeições para comunidades em situação de vulnerabilidade.
Agenda de cursos
Os cursos terão início em dezembro e abordarão diferentes áreas da gastronomia, com destaque para técnicas culinárias voltadas ao empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/H7o4DQ6R1uXjab3GA. Os pré-requisitos são: Mulheres e homens acima de 16 anos.
Confira os cursos disponíveis:
Confeitaria – Faça e Venda: 02/12 a 06/12/2024
Panificação (pães artesanais e panetones): 09/12 a 13/12/2024
Pizzas e Croissant: 16/12 a 20/12/2024
Sobremesas diet e light: 13/01 a 17/01/2025
Culinária saudável (sem glúten e sem lactose): 20/01 a 24/01/2025
Confeitaria (bolos e doces): 27/01 a 31/01/2025
Salgados assados: 03/02 a 07/02/2025
Quitutes:10/02 a 14/02/2025
Chocolataria (bombons, trufas, ovos de Páscoa): 17/02 a 21/02/2025
Impacto social e solidariedade
Além da capacitação profissional, o Culinária Social reforça seu compromisso com a solidariedade alimentar por meio da entrega de 200 refeições diárias da Galinhada do Amor. As refeições são distribuídas nas seguintes localidades:
Estrutural – Praça do Cidadão: Segundas, Terças e Quintas-feiras
Setor Comercial Sul – Rua da Caixa Econômica: Quartas-feiras
Desde sua fundação, o ICS demonstra que a gastronomia vai muito além de uma arte culinária: é uma força transformadora capaz de alimentar sonhos e construir pontes para um futuro melhor. O Culinária Social é a materialização desse ideal, unindo pessoas, promovendo dignidade e mostrando que o sabor da solidariedade é o ingrediente principal para a mudança que queremos ver no mundo.
Ada Silva, presidente do Instituto Culinária Social, relembra sua trajetória no social e a criação do Instituto: “Comecei a trabalhar com o social em 1999. De lá para cá, criei três projetos que marcaram minha jornada: o Capacitando Vidas, a Galinhada do Amor e o Cesta Básica Solidária. Foi a partir dessas iniciativas que nasceu o Instituto Culinária Social, com a missão de transformar vidas por meio da gastronomia”.
A SEFJ-DF é uma apoiadora do projeto e avalia a iniciativa como uma ferramenta importante de geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade. “Essa é uma oportunidade para que famílias em situação de vulnerabilidade possam adquirir novos conhecimentos e iniciar a mudança da realidade econômica em que vivem. Acredito que projetos como esse resgatam a dignidade das pessoas e as fazem sonhar novamente com possibilidades que até então eram desconhecidas”, afirma Rodrigo Delmasso, secretário da Pasta.
Serviço: Projeto Culinária Social
Data de Lançamento: 30 de novembro, das 10h às 14h
Local: Praça Central da Estrutural
Site: https://culinariasocial.org/
Realização: Instituto Culinária Social
Fomento: Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF)
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/projeto-culinaria-social-esta-com-inscricoes-abertas/?fsp_sid=8889
0 Comentários