Seu bolso: saiba o que é o “boleto dinâmico” criado pelo Banco Central





O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (12/12), o boleto dinâmico, que visa trazer mais segurança nos pagamentos de dívidas, especialmente para títulos negociáveis como duplicatas escriturais. Essa nova modalidade de boleto de cobrança é vinculada diretamente ao título, evitando fraudes e erros.



Os benefícios incluem segurança, eficiência e transparência. O pagamento é direcionado automaticamente ao credor legítimo, facilitando a vida de sacados e financiadores. Além disso, o modelo tarifário é claro e justo, promovendo uma concorrência saudável.


“A criação do boleto dinâmico representa, portanto, enorme avanço no sentido de modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de uma ampla gama de empresas integrantes da economia real, principalmente as de pequeno e médio porte”, diz o BC.


O boleto dinâmico melhora a segurança para duplicatas escriturais, beneficiando tanto sacados quanto financiadores. Com essa inovação, os sacados podem realizar pagamentos automáticos ao credor correto, cumprindo facilmente sua obrigação e reduzindo erros. Já os financiadores recebem os recursos sem precisar realizar trocas de instrumentos, garantindo maior segurança e reduzindo riscos nas transações.


A implementação do Boleto Dinâmico depende da aprovação dos sistemas de registro autorizados pelo Banco Central. Após essa aprovação, o boleto dinâmico entrará em vigor em até seis meses. Essa medida representa um avanço significativo na modernização do sistema financeiro brasileiro.


Além do boleto dinâmico, o BC anunciou que agora será possível pagar boletos por meio do Pix, inserido no próprio boleto.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/seu-bolso-saiba-o-que-e-o-boleto-dinamico-criado-pelo-banco-central/?fsp_sid=17574

Postar um comentário

0 Comentários