Ministra e secretários recebem propostas do CCT que serão apresentadas ao presidente da República






O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) apresentou, nesta quarta-feira (29/1), para à ministra Luciana Santos e secretários da pasta, os relatórios com as principais propostas do setor de ciência e tecnologia. Esses materiais serão entregues ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O CCT é um órgão de assessoramento da Presidência que reúne governo, comunidade científica e sociedade civil.


A ministra Luciana Santos elogiou os debates temáticos e lembrou o trabalho do conselho que resultou na proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), uma iniciativa solicitada pelo presidente à comunidade científica, entregue em 2024, na abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI).


“Sem dúvida, tivemos um debate muito rico. Não há como sermos assertivos sem estabelecer o que vai impulsionar nossos objetivos. Esses esforços se somarão ao nosso Livro Violeta da 5ª Conferência Nacional, onde teremos nossa Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação” para os próximos 10 anos, afirmou.


Comissões Temáticas


Os relatórios foram elaborados por quatro comissões temáticas nos temas “Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, “Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas”, “Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais” e “Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social”.


A chefe da Assessoria do CCT, Denise Carvalho, explicou que os relatórios foram resultado de três meses de trabalho das comissões, com a consolidação de 21 temas.  “A reunião com o presidente da República, que preside o CCT, está prevista para março. Todos esses relatórios passam a ser documentos que vão apresentar as prioridades do setor na reunião plenária”, explicou.


Ela também ressaltou as iniciativas previstas para comemorar os 50 anos do CCT em 2025 como o lançamento da nova logo e um livro comemorativo.


O CCT


O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) é órgão consultivo de assessoramento superior do presidente da República para a formulação e a implementação da política nacional de ciência, tecnologia e inovação. A presidência do CCT é exercida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a vice-presidência pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.


O CCT é responsável por tornar a ciência, tecnologia e inovação um dos eixos estruturantes do desenvolvimento econômico e social do país, em que permite articular e planejar a política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/ministra-e-secretarios-recebem-propostas-do-cct-que-serao-apresentadas-ao-presidente-da-republica/?fsp_sid=89401

Postar um comentário

0 Comentários