Em dez meses de operações diárias de limpeza e desobstrução de galerias pluviais em diversas regiões do DF, já foram percorridos cerca de 780 quilômetros de rede e retiradas mais de 94,5 mil toneladas de lixo dessas estruturas, que são descartadas no aterro sanitário da capital federal.
R$ 55 milhões
Total dos investimentos nos trabalhos
O trabalho é inovador, pois, ao contrário do que ocorria anteriormente, com uma abordagem superficial e manual em pontos e tubulações de difícil acesso, agora há o reforço de equipamentos modernos.
As ações envolvem 25 caminhões adaptados com sistemas de sucção e hidrojateamento de resíduos, como ultravac, pipa e recicladores, além de cinco robôs para inspeção por vídeo. Esses recursos tecnológicos adotados neste ano permitem otimizar o serviço preventivo oferecido por mais de 50 profissionais da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
“Estamos falando de celeridade, melhoria no serviço e fortalecimento de nossa atuação”
Fernando Leite, presidente da Novacap
Com um investimento de R$ 55 milhões, a ação é executada pela Novacap e pelo consórcio GNN Drenagem, que atuam diariamente em resposta às solicitações feitas pela população por meio das ouvidorias do GDF.
“Com esse sistema tecnológico a Novacap dá um importante passo na modernização de sua atuação”, explica o presidente da companhia, Fernando Leite. “Esses equipamentos são o que há de mais moderno no mundo. Estamos falando de celeridade, melhoria no serviço e fortalecimento de nossa atuação. Dessa forma, a gente qualifica ainda mais nosso trabalho junto à população de todo o DF.”
Manutenção
Além da limpeza das galerias, as operações envolvem a manutenção preventiva do sistema de drenagem. Segundo Leandro Moura, gerente de operações do GNN, o objetivo é fazer um cadastramento completo da rede de drenagem, o que permitirá à Novacap criar um programa de manutenção preventiva para evitar problemas futuros, além da tradicional manutenção corretiva.
“A operação ainda inclui vistorias para identificar possíveis ligações clandestinas de esgoto nas galerias pluviais, bem como patologias nas redes, como trincas e rachaduras que possam afetar a segurança e o tráfego nas vias públicas”, detalha Leandro.
Após a limpeza, é feita uma inspeção robotizada por vídeo para o diagnóstico de possíveis problemas nas galerias. A empresa contratada emite um relatório detalhado com o mapeamento da rede e as condições encontradas.
Satisfação popular
A ação tem gerado uma resposta positiva da população. Ana Clara Neves, 21 anos, moradora de Ceilândia, acredita que a limpeza das galerias trará mais qualidade de vida à cidade. “Quando chove, é muito difícil se locomover, então a limpeza é fundamental para evitar alagamentos”, valoriza.
Gilberto de Oliveira, 71, que também mora em Ceilândia, já percebe os benefícios: “Além do asfalto na minha rua, vejo a equipe se empenhando na limpeza, e isso tem trazido melhorias para a nossa região”. Ele acredita que quanto mais as galerias forem limpas, melhor será para toda a cidade. “A água não fica acumulada em um só lugar, ela se espalha, e isso evita alagamentos”.
Fernando Queiroz, 40, comerciante, nota as melhorias na região onde trabalha. “Agora, o trânsito ficou mais fluido durante as chuvas, e as enchentes diminuíram consideravelmente”, observa. Ele espera que a limpeza também beneficie comunidades vizinhas, como o Sol Nascente.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/modernizado-sistema-de-limpeza-de-galerias-pluviais-do-df-retira-94-mil-toneladas-de-lixo-em-10-meses-2/?fsp_sid=42006
0 Comentários