Politica: UM GIRO NOS PARTIDOS PENSANDO EM 2026 NO DF

 




A missão de PO passa por um deputado federal

PSD -  O maior partido do Brasil, está em situação tranquila no DF sob o comando do ex- governador Paulo Octávio (foto). Dentro da legenda temos dois deputado distritais que somam números importantes da eleição anterior. Mas as presenças de Robério Negreiros e Jorge Viana assustam quem deseja se filiar a legenda para a disputa eleitoral no próximo ano. Sem esquecer da presença nas fileiras do partido do ex- candidato á federal André Kubistchek que já sinalizou que buscará uma vaga para a CLDF. Em uma analise real de momento podemos dizer que a tendência é que o PSD possa eleger dois deputado distritais e um federal caso Jorge Viana resolva aceitar o desafio da Câmara federal.



O mestre e suas movimentações estratégicas

PRD - O chamado e conhecido Mestre do Magos das nominatas politicas do DF, Lucas Kontoianes já está em plena movimentação para garantir a eleição de pelo menos dois deputados distritais pela a legenda. O partido já tem em suas fileiras o atual deputado Rogério Morro da Cruz que vem tendo uma oposição ferrenha dentro de sua região por parte do ex- deputado Rogério Ulisses, mas isso, não anda tirando o sono do PRD que acredita na reeleição do parlamentar. Segundo uma fonte Lucas Kontoianes já teria a nominata do PRD com 60%  definida. E com nomes fortes. Esse sabe muito!


Como Welington Luiz vai administrar as feras

MDB - Na legenda comandada pelo o competente presidente da CLDF, Welington Luiz (foto), temos nada mais nada menos que seis deputados distritais; Iolando, Hermeto, Welington Luiz, Jaqueline Silva, Jane Klébia e Daniel Donizet. A maior dúvida que existe é quem ficará na legenda depois de uma possivel saida do governador Ibaneis Rocha? Nos bastidores se discute que pelo menos três dos atuais deputados distritais devem buscar novos horizontes e Daniel Donizet buscaria um vaga na Câmara federal em um acordo costurado por lideranças da legenda nacional e local. Não podemos esquecer que na relação dos que podem sair entra também na lista os suplentes imediatos. O empresário e segundo suplente Tabanez já está decidido pela a saida da legenda. Na vontade dos caciques partidários nacionais do MDB o deputado Rafael Prudente deverá ser o escolhido para dar as cartas em eventual discursão sobre a sucessão de Ibaneis Rocha. Em resumo o MDB tem tudo para eleger  até quatro deputados distriais se não errar no básico e construir uma forte nominata para federal. Quem sabe sonhar em eleger dois nomes. 



A legenda mais procurada por oferecer chances

União Brasil - Essa legenda tem tudo para ser a noiva cobiçada para qualquer disputa eleitoral de 2026 no DF. Na eleição passada por causa de menos de 150 votos não elegeu dois deputado distritais. O lider comunitário e aliado de Damares Alves, Daniel Radar, nunca esteve passando tão perto de ocupar uma cadeira de deputado distrital. Já para a eleição de 2026 o deputado distrital Eduardo Pedrosa vem conversando pontualmente com algumas lideranças politicas e ex- candidatos da eleição anterior. Segundo uma fonte a coisa dentro do União Brasil anda de vento em popa e deverá construir uma nominata forte para distrital e sem mar revolto ( sem tubarões). Vamos observar o comportamento da legenda caso se confirme o nome do governador Ronaldo Caiado a presidência da Republica.



Um partido que só aceitará sentar na janela 

Republicanos - Essa legenda vem certamente muito forte para a disputa eleitoral de 2026. E caso se confirme o nome do governador Tarcísio de Freitas para a sucessão de Lula, pode preparar que a legenda do Republicanos deverá ter candidato ao GDF ou mesmo ao Senado Federal. Dentro da legenda a oferta da vice numa possível chapa majoritária com Celina Leão, não tem empolgado muito os caciques partidários, que acreditam que podem alcançar algo maior dependendo do cenário de 2026. Em resumo a turma do Republicanos vai definir sua posição nos 45" do segundo tempo. E não aceitará ser 'laçado' por pouca coisa. O nome do deputado Fred Linhares nas pesquisas tem empolgado o eleitorado e poderá se transoformar numa 'dor de cabeça das grandes' para a construção dos acordos na sucessão de Ibaneis Rocha e na briga pelo senado federal. Sem esquecer da força politica da Senadora Damares Alves ( foto), que vem girando todas as cidades da região do Entorno anunciando investimentos nos municípios com suas emendas.



Congestionamento de nomes competitivos para 2026

PL - Dependendo dos resultado da gestão Lula a nível nacional a legenda do ex- presidente Jair Bolsonaro poderá se arriscar em lançar nomes para todas as disputas no DF. Uma das cadeiras ao senado federal já é dado como certa para a ex- primeira dama Michelle Bolsonaro e dependendo da empolgação do grupo politico dos conservadores no DF, Bia Kicis, poderá surgir na dobradinha com Michelle. Vale lembrar que Izalci Lucas sonha em ser lançado ao GDF pelo PL, respeitando um possivel acordo para sua vinda para a legenda de Jair Bolsonaro, deixando o PSDB. Entre algumas figuras politicas conservadoras do DF o acordo será cumprido. No debate para distrital a legenda do PL  está tranquila na formação de sua nominata e espera alcançar no mínimo quatro deputados distritais e se manter forte na Câmara Federal, com a reeleição dos que já estão no congresso e se preciso ampliar. A possibilidade de uma dobradinha Michelle/ Ibaneis, poderá ocorrer em duas situações. A primeira se o chefe do executivo do DF ampliar as fileiras do PL. E a segunda num possível entendimento da formação da chapa majoritária com a soma de forças dos grupos de direita e conservadores, onde caberia Michelle no PL e Ibaneis em um partido da frente conservadora.


Celina fortalece a legenda se continuar crescendo 

PP - Na eleição anterior o partido da vice - governadora Celina Leão não andou se preocupando em formar um nominata capaz de eleger um deputado federal. Dessa vez a liderança nas pesquisas pré- eleitorais com Celina Leão liderando em todos os cenários apresentados para o GDF, deverá se transformar numa arma poderosa para a legenda do cacique Ciro Nogueira, sonhar com um representante no parlamento nacional em 2027 pelo DF. No campo distrital a briga será pela a reeleição dos atuais deputados distritais Pepa e Daniel de Castro. Mas tem gente acreditando que se os ventos continuarem soprando na direção da eleição de Celina Leão para o comando do governo, certamente o PP  sonha em fazer três deputados distritais  e finalmente um deputado federal.


FIQUE ATENTO! O GIRO NOS PARTIDOS E SUAS CHANCES CONTINUARÁ AQUI NO BLOGDOGBU


Postar um comentário

0 Comentários