Saiba quais são os riscos de usar anestesia geral para fazer tatuagem





O empresário e influenciador Ricardo Godoi, de 46 anos, morreu na segunda-feira (20/1) ao passar por uma anestesia geral para fazer uma tatuagem. Ele estava sendo atendido em um hospital particular de Itapema (SC), cidade a 70 km de Florianópolis.


O responsável pelo estúdio de tatuagem confirmou que Ricardo morreu durante a sedação e intubação. Segundo ele, Godoi havia feito o acompanhamento prévio, com bons resultados, com o mesmo anestesista que o sedou. A tatuagem não chegou a ser iniciada.



Anestesia combina com tatuagem?


Procedimentos estéticos que envolvem anestesia geral têm se tornado comuns, especialmente entre personalidades conhecidas — nas redes sociais, a anestesia é utilizada por influenciadores que estão tatuando grandes partes do corpo em sessões únicas. A prática, no entanto, não é recomendada por especialistas. 


Não há risco de reação cruzada entre os medicamentos e a tinta usada na tatuagem, no entanto, ainda podem ocorrer complicações naturais do procedimento e que não deveriam ser ignorados.


“É um problema as pessoas banalizarem o que é destinado para cirurgias invasivas. Do ponto de vista clínico, usar a sedação para a tatuagem é algo fútil”, explicou a médica Diná Mie Hatanaka, coordenadora do serviço de anestesia do Hospital Moriah, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.


Riscos


Além da perda de consciência, a administração de anestésicos gerais pode resultar em amnésia temporária e supressão da respiração.


“Os riscos incluem desde queda de pressão arterial até arritmias cardíacas e parada respiratória, por isso é preciso fazer um monitoramento contínuo e uma intervenção imediata no caso de qualquer intercorrência”, explica o anestesista Rafael Duarte, da RD Medicine, no Rio de Janeiro.


Os médicos alertam que alternativas como a sedação superficial oferecem menor risco, por serem usadas drogas mais fracas, mas eles também requerem avaliação criteriosa das condições médicas preexistentes do paciente.


Entidades recomendam cuidados


O Conselho Federal de Medicina (CFM) permite que apenas médicos e odontologistas realizem sedação geral. A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) reforça que não recomenda a prática. “A SBA não recomenda o uso de qualquer tipo de anestesia para tatuagem”, informou a entidade em nota divulgada em 2023.


1 de 6

Ricardo Godoi tinha 45 anos

Reprodução
2 de 6

Ele era empresário e influencer do setor automotivo

Reprodução
3 de 6

Ricardo deixa esposa e filhos

Reprodução
4 de 6

Empresário do setor de carros de luxo

Reprodução
5 de 6

Imagem de uma das publicações feitas por ele nas redes sociais, antes da anestesia

Reprodução
6 de 6

Ele morreu após se submeter a um procedimento cirúrgico para fazer uma tatuagem

Reprodução

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/saiba-quais-sao-os-riscos-de-usar-anestesia-geral-para-fazer-tatuagem/?fsp_sid=70105

Postar um comentário

0 Comentários