Show no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson marca encerramento da turnê “Coisas Inúteis”
A pianista e compositora Iara Gomes escolheu o palco do CTJ Hall, da Casa Thomas Jefferson, para o encerramento da turnê nacional Coisas Inúteis, título do álbum da artista que já se apresentou nos mais importantes palcos brasileiros, com o trabalho. O concerto acontece dentro do projeto Sextas Musicais, é gratuito e a apresentação começará, pontualmente, às 20 horas nesta sexta, dia 4 de abril. Não é preciso retirar os ingressos antecipadamente. O CTJ Hall fica na 706/906 Sul.
Natural de Brasília, Iara se reúne com outras três musicistas brasilienses em quarteto. A apresentação também faz parte das comemorações do aniversário da capital, comemorado em 21 de abril. Em Coisas Inúteis, segundo álbum da pianista, Iara Gomes apresenta uma experiência sonora vibrante e inovadora, ao misturar jazz, percussão brasileira, batidas eletrônicas e voz. O resultado é uma música instrumental contemporânea, criativa e instigante, ao mesmo tempo leve, envolvente e acessível.
As melodias e arranjos bem construídos ganham vida com a alta performance de Iara Gomes (piano e voz), Sandro Alves (percussão e percuteria), Paula Zimbres (baixo elétrico e voz) e Thanise Silva (flauta e pedais). O mês de abril é dedicado à apreciação musical do Jazz, ritmo musical considerado a primeira expressão cultural legitimamente de origem estadunidense que passou a ter o seu papel diplomático reconhecido para promover a integração das pessoas em todo o globo. As celebrações culminam no dia 30 de abril, Dia Internacional do Jazz, estabelecido pela Organização das Nações Unidas.
O álbum nasceu da inquietação de Iara sobre o papel da arte no mundo contemporâneo. "É minha ode às coisas inúteis, porque tudo o que parece supérfluo na lógica da produtividade – como a arte e a felicidade – é, na verdade, essencial", explica a artista, inspirada pelo livro A Felicidade é Inútil, de Clóvis de Barros Jr. Além disso, o projeto questiona o espaço da mulher na música, reunindo instrumentistas consagradas de Brasília que, com suas trajetórias, inspiram uma nova geração de musicistas na cidade. “Coisas Inúteis" (2024), álbum com 9 faixas autorais, surgiu de uma inquietação de Iara com o lugar da arte na nossa sociedade atual. Gravado no estúdio Epifania, a formação do disco é um quarteto inteiramente feminino composto por Thanise Silva (flauta), Paula Zimbres (baixo elétrico) e Sandro Alves (percuteria).
A artista
Iara Gomes é pianista e compositora brasiliense, reconhecida pela expressiva trajetória na música instrumental brasileira e no jazz. Mestre em Música/Jazz Studies pela Universidade de Louisville (EUA) e licenciada em Música pela Universidade de Brasília, Iara se destaca pela obra autoral e performances marcantes.
Ao longo da carreira, percorreu importantes palcos e projetos, como o Instrumental Sesc Brasil, e recebeu prêmios nacionais, incluindo Melhor Intérprete Instrumental no Festival da Nacional FM 2021. A discografia da artista inclui o álbum Dois Cantos (2018), os singles Muro Alto (2021) e Flor de Março (2022), além do recém-lançado álbum Coisas Inúteis (2024).
Atualmente, Iara é professora da Escola de Música de Brasília e mantém uma intensa agenda de apresentações e colaborações no Brasil e no exterior. A convite, já se apresentou em festivais e masterclasses, levando seu trabalho a públicos no Distrito Federal, nos Estados Unidos, na Argentina, no Chile, Rio de Janeiro, em Goiânia, São Paulo, Marabá e outras cidades. Sua musicalidade e performance são amplamente elogiadas, consolidando seu nome como uma das grandes referências da música instrumental contemporânea.
Serviço:
O quê: Show Iara Gomes Quarteto
Quando: sexta, dia 4 de abril, às 20 horas
Onde: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul
Quanto: entrada franca.
0 Comentários