UNIÃO PROGESSISTA: FEDERAÇÃO PP/ UNIÃO BRASIL E SEUS EFEITOS NO DF

 A união das legendas vai colocar quatro gigantes eleitorais no mesmo barco na disputa a CLDF. Mas os números finais na avaliação dos analistas de plantão, acreditam que poderá eleger três deles e um ficar de fora


Se tudo ocorrer como esperado os partidos do PP e União Brasil devem federalizar  e se tornar uma verdadeira potencia nacional com vistas as eleições de 2026. A união das duas legendas passará a ter o maior bloco na Câmara Federal, com 108 deputados federais e o terceiro maior bloco do senado com 13 Senadores. E tudo indica a federação deverá ser oficializada na próxima terça-feira (29), 15hs , no São Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília. E será intitulada como União Progressista.

No DF a pergunta que não quer calar é; como ficará essa união para a disputa distrital e federal?. Na disputa distrital teremos na mesma chapa nada mais nada menos que três deputados distritais - Pepa, Daniel de Castro e Eduardo Pedrosa. Sem esquecer do ex- deputado federal Roney Nemer.

Na matemática rápida de bastidores a grande aposta é que alguém do quarteto político da federação no DF vai ter que se contentar com a suplência no ano que vem. Até porque eleger quatro deputados distritais não parece algo muito fácil na eleição mais disputada do DF.

Os palpiteiros de plantão acreditam na eleição de três deputados distritais da união da  legenda da vice-governadora Celina Leão e do deputado distrital Eduardo Pedrosa.  Algo além disso,  estaria fora de qualquer prognóstico dos bastidores de Brasília. 


Precisa de nomes para federal

As duas legendas não se saíram bem na eleição para a Câmara Federal no DF em 2022. E não conseguiram eleger nenhum deputado federal. Mas depois de consolidada a federação, os caciques partidários deverão trazer nomes para fortalecer a união e garantir pelo menos a eleição de um deputado federal no ano que vem.

Por enquanto os nomes desejados são dos mais diversos. Mas até o momento apenas especulações. Tudo ficará definido de fato a começar da oficialização da federação.


Celina teria Caiado para presidente?

A federação de PP e União Brasil poderá ter de forma oficial o nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, na briga da sucessão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A vice-governadora, Celina Leão, seria o nome da federação dos partidos na eleição do GDF.

Se o cenário se confirmar, por força partidária a tendência natural é que Celina Leão  caminhe ao lado de Ronaldo Caiado no ano que vem. Embora o desejo da leoa vinha sendo trabalhado na direção bolsonarista para 2026. Até o momento lideranças do PP defendem que o apoio seja dado a um nome indicado pelo o ex- presidente Jair Bolsonaro.

Então como muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte o melhor é esperar mais um pouco...

Postar um comentário

0 Comentários