6ago/130

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional retoma atividades

Apresentação de hoje terá participação do jovem solista de Brasília, Ayrton Pisco

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional retoma atividades Valéria Rodrigues, da Agência Brasília

 A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro abre hoje a temporada de atividades do segundo semestre, com um concerto de gala na Sala Villa Lobos sob a regência do maestro Claudio Cohen, a partir das 20h com entrada franca.

"A orquestra vive um momento de grande visibilidade, então esperamos um grande público e para as demais apresentações que acontecerão sempre às terças-feiras, até o fim do ano", destacou à Agência Brasília, o diretor artístico Marconi Scarinci.

Recentemente, a orquestra foi um dos destaques do Festival de Ópera de Brasília e também deu o tom à apresentação do balé "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky, no encerramento do Seminário Internacional de Dança de Brasília.

O jovem violinista da capital do país, Ayrton Coelho Pisco, é o solista convidado – ele iniciou os estudos aos 3 anos de idade, com a ajuda da mãe, e aos cinco passou a estudar sob orientação do pai, o professor Ayrton Macedo Pisco.....

O violinista atuou como solista da orquestra da Escola de Música de Brasília e, em 2007, com apenas 12 anos, foi classificado para participar do Festival de Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP).

Na apresentação, Pisco fará solo na obra Arias Ciganas para Violino e Orquestra, de Pablo de Sarasate, considerado por especialistas como o último dos grandes virtuosos do século XIX.

O programa ainda traz Abertura da Ópera As Bodas de Fígaro, a Sinfonia Nº 1 em Ré Maior op. 25 Clássica, de Serguei Prokofiev e a Sinfonia nº 4 em Lá Maior Italiana, de Felix Mendelsohn.

A entrada é franca e será por ordem de chegada: "Acreditamos que essa é a forma mais democrática. Antes os ingressos eram retirados com antecedência e tínhamos cadeiras vazias nas apresentações", recordou o diretor.

A Sala Villa Lobos oferece 1.307 cadeiras, mas Scarinci disse que, em caso de procura superior, a Secretaria de Cultura sempre disponibiliza mais alguns assentos.

SERVIÇO:

Abertura da temporada da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Dia: 6/8

Horário: 20h

Local: Sala Villa Lobos

Entrada franca por ordem de chegada