18jun/120

91 mil crianças são vacinadas contra poliomielite no DF neste sábado

Meta do GDF é imunizar 192 mil crianças, 95% do público-alvo.Campanha segue até o dia 6 de julho, em salas de vacinação.

 Do G1 DF

 A Secretaria de Saúde do Distrito Federal calcula que 91 mil crianças com idade até 5 anos foram vacinadas contra a poliomielite entre as 8h e as 17h deste sábado (16). A meta do governo local é imunizar cerca de 192 mil crianças, o que correspondem a 95% do público-alvo. Para alcançar a meta, a imunização segue nas salas de vacinação dos centros de saúde do DF até o dia 6 de julho.

 

Zé Gotinha foi atração durante vacinação contra poliomielite em Brasília, neste sábado (16) (Foto: José Cruz/ABr)(Foto: José Cruz/ABr)

A criança que receber a primeira dose oral até 31 de julho será imunizada também de forma oral nos três reforços. Quem for vacinado a partir de agosto receberá a vacina injetável nas duas primeiras doses.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nessa quarta-feira (13) que foram investidos R$ 37,2 milhões em repasses ao Fundo Nacional de Saúde para estados e municípios aplicarem as vacinas. De acordo com a pasta, todas as crianças menores de 5 anos precisam ser imunizadas. A meta do governo federal é vacinar cerca de 13,5 milhões de crianças até 6 de julho.

Últimos casos

A Secretaria de Saúde do DF informou que o último caso registrado no Distrito Federal foi em 1987. O último caso da doença registrado no país foi em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. De acordo com o ministério, não existe tratamento para a pólio e a única prevenção é a vacina.

Entre 2007 e 2011, 35 países registraram casos de poliomielite. "Afeganistão, Nigéria e Paquistão ainda são países considerados endêmicos, ou seja, a doença ainda se propaga de forma continuada. Por isso devemos manter a prevenção no país, apesar da erradicação do vírus desde a década de 1990", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Doença

Poliomelite, pólio ou paralisia infantil é uma doença contagiosa que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge, principalmente, crianças com até 5 anos.

O vírus da doença se desenvolve na garganta ou nos intestinos e se espalha pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o micro-organismo paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.