20ago/130

Agaciel cobra regulamentação de lei que pune quem jogar lixo nas ruas

O deputado Agaciel Maia (PTC) ocupou a tribuna na sessão ordinária da Câmara Legislativa do DF desta terça-feira (20) para cobrar do governo do DF a regulamentação de lei de sua autoria que pune quem jogar lixo nas ruas da cidade. O deputado lembrou que entrou hoje em vigor no Rio de Janeiro uma lei com igual teor e que os resultados já estão sendo comemorados.

Segundo o deputado, somente nas primeiras horas do dia foram aplicadas várias multas no centro do Rio. Em poucas horas, conforme relatou o distrital, as pessoas que trabalham na limpeza urbana já perceberam uma mudança de comportamento dos cariocas.

A lei do Rio de Janeiro prevê a aplicação de multas para quem jogar lixo na rua, de acordo com o tamanho do objeto. As multas variam de R$ 157, para pequenos objetos como um papel de bala, até R$ 3 mil, para grandes quantidades de entulho.

O parlamentar reforçou que Brasília já tem uma lei com essa finalidade e que ela não vem sendo aplicada porque aguarda regulamentação por parte do GDF. Informações da CLDF