31jul/120

Agnelo Queiroz mostra a governo de Cingapura projetos de desenvolvimento

Representantes do Ministério dos Transportes do país asiático conheceram os programas de mobilidade urbana do DF. Reunião foi resultado de viagem internacional realizada pelo governador

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu uma comitiva do Ministério dos Transportes de Cingapura na manhã desta terça-feira (31), no Salão Nobre do Palácio do Buriti. A reunião com o grupo asiático foi um desdobramento da missão internacional realizada pelo governador e sua equipe entre os dias 13 e 27 de julho.

Agnelo Queiroz entregou ao ministro dos Transportes de Cingapura, Lui Tuck Yew, um programa com os investimentos do GDF para a mobilidade urbana. Entre eles, os projetos de melhoria do transporte rodoviário e de ampliação das linhas do metrô.

 “Cingapura passou por um grande desenvolvimento em um curto período de tempo. O país conta com um planejamento urbano exemplar”, destacou o governador. “Vejo muitas semelhanças entre Brasília e Cingapura. Muitas das nossas necessidades são parecidas. Nós queremos o desenvolvimento urbano e o crescimento econômico da capital federal sem perder qualidade de vida”, completou.

O governador lembrou ainda de alguns locais que a comitiva do GDF conheceu durante a viagem internacional e enfatizou a visita ao Parque Industrial e Tecnológico de Suzhou, que fica a meia hora de Xangai e foi construído por meio de uma parceria entre os governos da China e de Cingapura. A visita teve como objetivo conhecer o modelo de desenvolvimento econômico do complexo chinês, já que o Parque Tecnológico Capital Digital do DF está em busca de investidores.

O ministro dos Transportes Lui Tuck Yew, que é também segundo ministro de Negócios Estrangeiros da Cingapura, ressaltou as semelhanças entre o DF e o país asiático. “Temos desafios muito parecidos. Precisamos integrar áreas como habitação e transporte e podemos compartilhas experiências”, disse.

A chefe da Assessoria Internacional da Governadoria, Flávia Malkine, enfatizou a importância da missão, que apresentou a investidores estrangeiros as potencialidades de Brasília.  “Essa reunião deixa claro que o GDF trouxe frutos da missão internacional e consolida o objetivo da viagem, que foi planejada para ter resultados em curto prazo.”

“Cingapura é conhecida por ter o melhor sistema de tráfego do mundo”, salientou o secretário de Transportes do DF, José Walter Vasquez Filho. “Eles têm soluções muito interessantes para o trânsito e a mobilidade urbana e nós temos muito o que aprender com a experiência deles”, completou.

Metas – Na área de Transportes, as metas do país asiático são garantir que, em 10 anos, nenhum cidadão ande mais de 60 m para pegar um trem e, até 2020, que não haja ruas sem pedágio, um estímulo ao uso de transporte coletivo.Informações Agência Brasilia.