11out/120

Após o término do anel de compressão, a cobertura será a próxima fase da construção

Agência Brasília, 11 de outubro de 2012 – O programa semanal de rádio Momento da Copa desta quinta-feira destaca a finalização de mais uma etapa do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Até agora, 76% da Ecoarena está pronta. Após o término do anel de compressão, a cobertura será a próxima fase da construção. Formada por cabos e treliças metálicas, ela terá a forma de uma “roda de bicicleta invertida”.

O secretário Especial para a Copa em Brasília, Claudio Monteiro, enfatiza no programa a união dos trabalhadores. “Nós temos que agradecer os novos candangos. São todos os operários que aqui estão ajudando Brasília a fazer seu belo papel para nossa sociedade e para o Brasil todo.”

Na semana passada, o governador Agnelo Queiroz conheceu a membrana da cobertura que está sendo construída no Japão. Algumas peças já chegaram no canteiro de obras e serão içadas com equipamentos automatizados. Tanto a cobertura quanto o anel de compressão são partes fundamentais no projeto ambientalmente sustentável do Estádio Nacional de Brasília. A Ecoarena vai reutilizar a água das chuvas, produzir energia por meio da captação solar e ainda ajudar a diminuir a poluição do ar.

Outras vantagens da cobertura do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é que, além de resistente e autolimpante, a membrana evita o calor dentro da arena. Ela também vai refletir os raios ultravioletas, protegendo a torcida dos efeitos da luz solar.  Todas as cadeiras serão cobertas, o que também vai garantir mais conforto ao torcedor.

Programa – O Momento da Copa é produzido pela Secretaria de Estado de Comunicação Social e detalha todos os preparativos de Brasília para receber a abertura da Copa das Confederações, no ano que vem, e os sete jogos da Copa do Mundo de 2014. Além deste programa, a Secom produz semanalmente o Conversa com o Governador, no qual Agnelo Queiroz presta contas à população das ações do GDF. A Secretaria de Cultura é parceira das iniciativas, que são veiculadas pela rádio Cultura FM (100,9). As emissoras interessadas podem veicular o programa Momento da Copa.