14jul/120

“Banda Larga 0800” chega a São Sebastião

Grupo de 80 moradores participam de teste-piloto e recebem celulares conectados gratuitamente à internet para navegação em sites de utilidade pública do governo

 

Brasília, 14 de julho – “Estou muito empolgada em poder me aproximar do mundo virtual por meio desse projeto”, disse, com brilho nos olhos, Irene Marques da Silva, 33 anos, ao receber, o smartphone pelo qual ela passará a ter acesso ininterrupto à internet por meio do programa Banda Larga 0800.

Ela e outros 79 moradores da região, de idades e níveis sócio-econômicos diferentes, passarão os próximos 15 dias fazendo os testes piloto do programa lançado numa parceria entre o Governo Federal e o GDF, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SEcti). O projeto prevê o provimento de internet gratuita a portais de serviços de utilidade pública dos governos federal e do DF. “É bom saber que o governo está trabalhando para nos fornecer serviços como esse”, elogiou Irene.

Os equipamentos foram entregues na tarde deste sábado(14) durante cerimônia realizada no Ginásio de Esportes São Bartolomeu, em São Sebastião, que contou com a presença do governador interino do DF, Tadeu Felippelli, do secretário Gustavo Brum (Secti), da administradora da cidade, Janine Barbosa, integrantes do Ministério das Comunicações, parlamentares e representantes de quatro empresas operadoras de telefonia celular. “Esse projeto, muito importante para o DF e para São Sebastião, foi iniciado na gestão do deputado Cristiano Araújo (PTB), que está em missão oficial com o governador Agnelo. Tenho muita satisfação de estar aqui participando da entrega desses celulares para a comunidade”, disse Felippelli.

O projeto, segundo o Brum, faz parte de uma estratégia governamental de integrar e todo o DF à era da inclusão digital. “É um projeto em fase de testes mas que deverá ser estendido a 70 por cento dos municípios do País, segundo o Ministério do Planejamento”, afirmou.

Segundo dados da Secti, após essa primeira fase de testes, o programa poderá ser estendido às demais cidades do DF.

HISTÓRICO - O projeto “Banda Larga 0800”,  baseia-se no desenvolvimento de uma ferramenta por meio da qual o cidadão poderá acessar a Internet usando o celular, sem que, para isso, seja necessário contratar um pacote de dados junto às prestadoras do serviço de telefonia. A ideia é oferecer uma alternativa às operadoras de banda larga na hora de prestar o serviço aos seus clientes.

OPERACIONAL - O Ministério das Comunicações, juntamente com a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, Ministério do Planejamento e Operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi iniciaram a articulação entre si, em prol da realização do teste do Banda Larga 0800.

Nessas conversas, ficou decidido que a região mais adequada para receber a fase de teste seria na cidade de São Sebastião (DF), considerando que todas as operadoras tem melhor qualidade de rede naquela área. Depois de selecionaram o DF para os testes do Banda Larga 0800, o Ministério das Comunicações entrou em contato com o então secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Cristiano Araújo, para criar condições de iniciá-lo

A partir de então, coube à secretaria a seleção de oitenta pessoas, de diferentes perfis sócio-econômicos e diferentes níveis de escolaridade, moradores de São Sebastião, para receberem smartphones capazes de acessar gratuitamente o sítio do Banda Larga 0800, com informações de utilidade pública do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal.

 

fonte: Ascom SECTI