16jan/160

Boxes na Rodoviária do Plano Piloto serão reorganizados neste sábado

Boxes de 101 linhas serão reorganizados por bacia e empresa.Objetivo é facilitar a procura por ônibus, diz DFTrans

 Do G1 DF
Rodoviária do Plano Piloto, no centro de Brasília (Foto: Dênio Simões/Agência Brasília)

Rodoviária do Plano Piloto, no centro de Brasília (Foto: Dênio Simões/Agência Brasília)

Com o objetivo de facilitar a procura por ônibus, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) reorganizará, a partir de sábado (16), os boxes de 101 das 167 linhas que circulam no terminal. Com a nova disposição, os coletivos ficarão acomodados por bacia, e, consequentemente, por empresa.

As alterações ocorrerão nas plataformas A, B, C, D e E. Na segunda, onde estacionam os ônibus do Expresso Sul, apenas serão invertidos os embarques para Santa Maria e Gama. Na plataforma A, ficarão as linhas da TCB, da Pioneira e da Piracicabana; na C, da Marechal, da São José, da Pioneira e da Piracicabana; na D, da Urbi; e na E, da Piracicabana e da São José.

De acordo com o DFTrans, a reorganização foi necessária devido à licitação feita em 2011 para a renovação da frota. Apesar das mudanças no atendimento das linhas, os boxes antigos foram mantidos e, ao assumir, as empresas ganhadoras do edital acabaram ficando espalhadas na rodoviária.

Segundo o o diretor-técnico do DFTrans, Márcio Antônio Ricardo de Jesus, além de tentar ajudar os passageiros na hora da procura, já que eles são habituados às empresas que operam as linhas, a divisão vai facilitar a fiscalização.