26nov/120

Brasília lança pôster para a Copa do Mundo

Imagem que será o selo da capital do país no Mundial de 2014 foi erguida a vários metros por um balão. Evento foi organizado pelo GDF em parceria com a FIFA e o Comitê Organizador Local

Agência Brasília, 25 de novembro de 2012 – O pôster oficial de Brasília para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi apresentado em clima de festa neste domingo (25). Erguida por um balão, a imagem, que mistura as cores da bandeira brasileira e a diversidade cultural com as belezas naturais e arquitetônicas da capital, foi exibida em área central da cidade. A ação, idealizada pela FIFA, foi realizada nas 12 cidades-sedes do Mundial. Em Brasília, o evento foi organizado em parceria com o GDF e o Comitê Organizador Local (COL).

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ao lado da primeira-dama, Ilza Queiroz, destacou a exibição do pôster como uma oportunidade de promoção turística da cidade, que receberá a abertura da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e sete jogos da Copa do Mundo de 2014. "Esse pôster é a tradução da imagem de Brasília e um instrumento de divulgação da nossa capital para o país e o mundo", afirmou.

O desenho vencedor é do diretor de criação e fotógrafo Sérgio Sousa, que cedeu os direitos da imagem à FIFA. Nos próximos dias, o pôster, que mede 8,5mx5m, será carregado pelo balão e poderá ser visto pela população no céu de Brasília. Depois, ele ficará exposto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Para ampliar a divulgação, cartazes serão distribuídos em órgãos do GDF, pontos turísticos, escolas e hospitais públicos, entre outros locais de grande circulação.

Além disso, um painel eletrônico itinerante com a imagem do pôster circulará em todas as regiões do DF. Inicialmente, o equipamento ficará no estádio, onde será definido o cronograma. "Esse pôster será o selo de Brasília. É importante que toda a população o conheça", ressaltou o secretário extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro.

O pôster - As cores da bandeira do Brasil - branco, azul, amarelo e verde - estão representadas com um dos mais famosos monumentos de Brasília projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer: a Catedral Metropolitana. Características marcantes da capital, como o céu, também são destaque. O sol nascente é representado pela cor amarela, e o poente, pelo alaranjado.

O verde representa as áreas arborizadas da cidade e o gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Por fim, a figura de um jogador de futebol desenhado em diversas cores marca a mistura de etnias, simbolizando os cinco continentes participantes da Copa do Mundo.

Expectativas - Na plateia da cerimônia de lançamento estavam cerca de 50 alunos do projeto Gol de Educação, promovido pelo Centro Interescolar de Línguas (CIL) para formar voluntários que recepcionarão turistas estrangeiros durante os eventos. Oito alunos das unidades de Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Sobradinho e Taguatinga receberam, das mãos do governador, cartões e cartazes com a imagem do pôster.

Isabela Livingstone, de 17 anos, cursa inglês e espanhol no CIL do Guará há seis anos. Para ela, o pôster retrata bem as características de Brasília. "Ficou bem ‘Oscar Niemeyer'. Gostei muito!", elogiou. Na Copa, ela espera dar o seu melhor e adquirir novas experiências: "Vou praticar outros idiomas e receber muito bem os turistas em minha cidade", garantiu.

A estudante de espanhol Luana Thaynara de Souza, de 16 anos, está ansiosa pelo início dos eventos mundiais. "Vamos poder conhecer novas culturas e teremos mais oportunidades de emprego também", disse Luana, que vê o trabalho voluntário como o início de sua carreira profissional. "Quando soube da chance de trabalhar na Copa, me inscrevi na hora, pois eu quero estudar Turismo", revelou, animada.

Preparativos - Durante o evento, o governador Agnelo Queiroz falou das melhorias na cidade para receber os Mundiais. Entre eles, os investimentos em mobilidade urbana, infraestrutura, tecnologia e desenvolvimento econômico. "Estamos valorizando a qualidade de vida para atrair turistas, investimentos e oportunidades para as futuras gerações", afirmou o governador.

Ele ressaltou, ainda, a inclusão de Brasília nos circuitos nacional e internacional de eventos. "Já temos eventos esportivos, culturais e congressos até o ano de 2019", enfatizou. Em relação ao estádio, Agnelo Queiroz garantiu a conclusão da estrutura de construção civil em 31 de dezembro deste ano. "Estamos dentro do prazo de entrega da FIFA, em abril de 2013", afirmou o governador, adiantando que a intenção é entregar o estádio pronto no aniversário de Brasília.

Além dos alunos do projeto Gol de Educação, representantes do governo, parlamentares e outras autoridades participaram do lançamento do pôster.