2set/130

Brazlândia recebe a Carreta da Mulher pela segunda vez

 downloadA unidade móvel da secretaria de saúde, conhecida como carreta da mulher é um projeto do Governo do Distrito Federal e está mais uma vez em Brazlândia para realização de exames para as mulheres da cidade.

A intenção da carreta é ser uma resposta rápida a comunidade. Segundo a Gerente de Gestão da diretoria de atenção primária a saúde de Brazlândia, Thays Borba de Souza, a carreta acaba com a demanda reprimida dentro da comunidade e os pedidos vencidos também são aceitos, sem necessidade de uma nova consulta. “A melhor parte é que a senha é entregue e no mesmo dia são realizados o cadastramento e os exames. A paciente recebe o resultado em no máximo uma semana.” Completou Thays.

A equipe que fica na parte interna da carreta é composta por um médico, dois técnicos de mamografia, um enfermeiro e uma secretária responsável por coordenar as senhas. Já na parte externa são 15 profissionais, destinados a entregar senhas, cadastrar e orientar as pacientes.   

“O atendimento é bem rápido. Se eu fosse fazer num posto ou no hospital seria muito demorado. E na carreta da mulher eu peguei a senha, fiz o cadastro e a prevenção, tudo em 30 minutos.” Afirmou Cristiane Paes de Gouvea, auxiliar administrativa.

“A carreta é ótima. Os profissionais são muito educados e o atendimento é muito rápido. Realizei todos os meus exames que eu esperava há meses. Amei, estou muito feliz.” Destacou Francisca Maria Lopes, do lar...

As senhas começam a ser distribuídas às 7 horas da manhã. São 50 por cada especialidade, que inclui mamografia, prevenção e ecografia. A carreta está estacionada no pátio da administração e permanece em Brazlândia até o dia 20 de setembro. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8 as 12 e das 13 às 17 horas.

Para mulheres acima de 40 anos não é necessário ter em mãos o pedido médico para realização da mamografia.