3jul/120

Brazlândia recebe II Chá da Memória

 

Evento resgata história da cidade

Na última sexta-feira (29), Brazlândia recebeu na antiga Farmácia Verde, o II Chá da Memória, evento realizado pelo Governo do Distrito Federal em parceria com a Administração Regional de Brazlândia e o Arquivo Público.  A iniciativa busca relembrar e resgatar a história das cidades junto à comunidade.

Iniciado com o Hino Nacional, acompanhado da Banda Marcial do Colégio Athos, o evento seguiu com apresentações culturais organizadas pelos próprios moradores da cidade.        O Chá da Memória visita as cidades do Distrito Federal divulgando arquivos, como fotos, vídeos e realizando pesquisas que guardem a memória dos pioneiros, além do material que é disponibilizado pelo Arquivo Público para que a comunidade e interessados possam contemplar e quem sabe até reconhecer alguém, recebe e salva cópias de materiais levados pelos visitantes, enriquecendo o acervo.

De acordo com o Superintendente do Arquivo Público, Gustavo Chauvert, o evento tem uma importância histórica e cultural. “O evento tem sido bem recebido nas cidades, e além de divulgar e resgatar a história, o objetivo a longo prazo é que a história das cidades seja ensinada nas escolas”, conta.

Este ano a comemoração contou com cerca de 120 pessoas, entre elas, o Administrador de Brazlândia, Bolivar Rocha e a primeira dama da cidade, Meyriland Rocha, entre inúmeras autoridades locais e representantes de obras sociais. “Brazlândia é a segunda cidade mais antiga do Distrito Federal e merece um evento desses para contar sua história e destacar sua importância para a construção da capital”, destaca Bolivar.

O Chá da Memória desse ano ainda teve um conteúdo especial, uma homenagem a um dos pioneiros da cidade, Benjamim Cristiano, conhecido com seu Beija, famoso por sua farmácia homeopática, a Farmácia Verde, que atendeu a população não só de Brazlândia, por mais de meio século. O Chá da Memória é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal já visitou, além de Brazlândia, cidades como Núcleo Bandeirante, Vila Planalto, Candangolândia, entre outros, contribuindo com a cultura e o Patrimônio Histórico da cidade. Fique por dentro na programação da sua cidade e participe dessa história.