7ago/120

Brazlândia recebeu a Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

No último sábado (04), foi realizada em Brazlândia a Conferência Livre dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento contou com a participação do Administrador Regional Bolivar Rocha e da comunidade.

Durante a conferência quatro eixos foram abordados: Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional; Acessibilidade, Comunicação, Transporte e Moradia, Saúde; Prevenção, Reabilitação, Órteses e Próteses e Segurança, Justiça; Padrão de Vida e Proteção social.

Os grupos foram divididos em quatro salas onde abordaram cada tema e os participantes votaram em 10 propostas de cada eixo, que serão levadas para a Conferência Distrital .

A Conselheira, Eliza Kwabaka, do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, afirmou que é muito importante a realização deste evento em cada cidade, pois só o portador e morador da cidade sabe suas necessidades. “Nas conferências livres fazemos uma conversa com a comunidade para que ela sugira onde o Governo do Distrito Federal possa investir nas cidades para as pessoas especiais”, destacou...

No evento, os presentes também elegeram sete delegados que vão defender as propostas apresentadas pelos quatro grupos que vão ser apresentadas na II Conferência Distrital que vai ser realizada nos dias 18 e 19 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.  

O Administrador Bolivar Rocha destacou que a Administração Regional e o Governo do Distrito Federal estarão juntos com essas pessoas que tanto precisam de atenção do poder público. “Elas precisam de mais atenção para que possam ter mais acessibilidade e assim serem incluídos da forma devida”, salientou.

Após, a Conferência um grupo de educadores do CENEBRAZ se reuniram com o Administrador Bolivar Rocha onde algumas reivindicações foram feitas, como a instalação de uma nova piscina para os alunos especiais e vestuário. O administrador deu a boa notícia aos mesmos, e assumiu o compromisso de viabilizar recursos para fazer as melhorias na escola.