17set/130

Carreta da Mulher fica em Brazlândia até sexta-feira

download (14)

A Carreta da Mulher é um projeto da Secretaria de Saúde junto ao Governo do Distrito Federal e está pela terceira vez em Brazlândia. Chegou à cidade no dia 2 de setembro e desde então foram mais de 1200 mulheres atendidas. 

As mulheres podem realizar mamografia, ecografias e exames preventivos. São distribuídas 50 senhas de cada especialidade por dia a partir das 7 horas da manhã. O atendimento começa às 8 horas e encerra-se às 17 horas, com intervalo das 12 às 13 horas. Para realização dos exames basta apresentar a carteira de identidade e o cartão do SUS, que pode ser feito na própria unidade de atendimento.

“Essa parceria entre o GDF e a Secretaria de Saúde é maravilhosa. Já é a segunda vez que faço mamografia na carreta e é uma maneira de prevenir vários problemas.” Afirmou Maria José Araújo.

download (15)

O intuito da unidade móvel de saúde é amenizar a demanda reprimida dentro dos postos de saúde, já que o atendimento na carreta é no mesmo dia. “Hoje vim buscar o resultado da minha ecografia que fiz na semana passada. A carreta é muito boa, foi tudo muito rápido”. Destacou Iracema Francisca da Silva. 

O médico fica na carreta três vezes na semana para atender as pacientes com exames alterados. “A paciente pode realizar o diagnóstico precoce de câncer de mama e tumores no colo de útero e se houver qualquer alteração, encaminhamos imediatamente ao médico.” Salientou Assis Franklin, enfermeiro e coordenador da saúde da mulher em Brazlândia. 

E para as mulheres que ainda não realizaram os exames ainda há tempo, pois a Carreta da Mulher ficará em Brazlândia até o dia 20 de setembro (sexta-feira). Depois desta data segue para Almécegas, onde fica por dois dias. Na quarta-feira (25) chega ao INCRA 08 e permanece até a sexta-feira, dia 27 de setembro.... 

Vale ressaltar que os resultados dos exames estarão disponíveis na Carreta até o dia 20 de setembro. Após essa data, a paciente poderá buscar os resultados no Posto de Saúde Número 2, que fica na Quadra 45 do Assentamento da Vila São José.