7dez/120

Comitiva japonesa visita Bezerrão

Integrantes da primeira equipe adversária da Seleção Brasileira na Copa das Confederações aprovam instalações

Agência Brasília, 7 de dezembro de 2012 – Integrantes da Associação Japonesa de Futebol – primeira equipe a enfrentar a Seleção Brasileira no jogo de abertura da Copa das Confederações da FIFA, em 15 de junho de 2013, em Brasília –visitaram e aprovaram, nesta quinta-feira (6), as instalações do Estádio do Bezerrão, no Gama, e da Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), no Setor Policial Sul. Os dois locais estão entre as opções para campo de treinamento.

Os representantes da Japan Football Association (nome oficial da associação responsável pelo futebol naquele país) analisaram os espaços como vestiários, sala de imprensa e o campo, que deverão ser utilizados pela equipe nipônica, durante a competição, que ocorre no mês junho de 2013, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

“Tanto em relação às dependências quanto à acolhida, eles tiveram a melhor impressão possível, e tenho certeza de que ficaram satisfeitos com o que encontraram”, comemorou o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro. Ele assegurou à delegação– formada por Naoki Tsumura, administrador do time, e Hidaki Kato, Office Mídia da Seleção Japonesa – que os espaços estarão de acordo com as exigências da FIFA poucos dias antes do jogo de abertura da Copa das Confederações.

O secretário Claudio Monteiro ressaltou que, durante o percurso que farão para chegar ao Bezerrão, o time terá o apoio de um grupo de descendentes de japoneses, residentes da comunidade de Vargem Bonita, na região administrativa do Gama.

Em retribuição, Hidaki Kato afirmou que a seleção de seu país treinará fortemente para buscar a vitória contra a anfitriã. “Queremos vencer pelo menos por um a zero”, brincou.

Na academia do CBMDF, os inspetores puderam conferir o campo, a piscina olímpica e a quadra de esportes. Com tempo reduzido para a visita em razão do voo de retorno para o Japão, a comissão aprovou as instalações recém-inauguradas pelo governador Agnelo Queiroz, que servirão de apoio para os treinamentos.

Acompanharam a comitiva japonesa, na visita ao Estádio do Bezerrão, os secretários de Turismo, Luis Otávio Neves, e de Esporte, Júlio Ribeiro.

Bezerrão–O Estádio do Bezerrão foi reinaugurado em 2008 com a finalidade de receber os treinamentos das seleções que disputarão a Copa do Mundo da FIFA, em 2014, além do evento teste, a Copa das Confederações, um ano antes.

Atualmente, o estádio abriga partidas do Campeonato Candango, do time do Gama e eventuais disputas transferidas para o Distrito Federal, como a partida do Atlético de Goiás e Santos, pelo Campeonato Brasileiro deste ano.