30jun/150

Cultura: “Festivais 50 anos”

Nesta quinta-feira (2/7), Feitiço Mineiro apresenta “FESTIVAIS 50 ANOS”

anos 50

Em abril de 1965, a música “Arrastão”, de Vinicius de Moraes e Edu Lobo, interpretada por Elis Regina, vencia o 1º Festival da Música Popular Brasileira da TV Excelsior, evento que deu origem a competições que, por 20 anos, revelaram artistas e coroaram a MPB. Para comemorar, os cantores Salomão di Pádua e Lúcia de Maria exibem, nesta quinta-feira, dia 2 de julho, às 21h30, no Feitiço Mineiro, o espetáculo “Festivais 50 Anos”. Na banda, sobem ao palco Régis Torres (violão e direção musical), Jarbas de Souza (baixo), Rodrigo Souto (flauta) e Jorge Macarrão (percussão) – além da participação especial da cantora Myriam Greco. O show tem couvert de R$ 25,00 e classificação indicativa de 10 anos.

Os festivais mudaram o rumo da música popular brasileira. Por eles, passaram, e se tornaram conhecidos do público brasileiro, grandes nomes, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, Guilherme Arantes, Eduardo Dusek, Sandra de Sá, Oswaldo Montenegro, Joyce e tantos outros artistas da nossa música. Dada a grandiosidade dos eventos, o Brasil parava nas noites das grandes disputas. O ginásio Maracanãzinho e outros espaços, que sediaram as finais dos festivais, ficavam tomados por faixas, torcidas organizadas e uma tensão que se igualava, na época, às dos campeonatos de futebol.

Entre as 30 canções escolhidas para o repertório do show “Festivais 50 Anos”, estão “Disparada”, “Ponteio”, “Travessia”, “Dona”, “Planeta Água”, “Nostradamus”, “Verde” e “Andança”. “Os festivais de música somam repertórios lindos, que abrem a possibilidade de se fazerem diversos shows. Desta vez, vamos cantar as músicas que se tornaram mais conhecidas do público nesses 20 anos de festivais”, diz Salomão di Pádua. “Fizemos questão de incluir desde as músicas mais antigas até as vencedoras dos festivais da Globo dos anos 80”, completa Lúcia de Maria. O espetáculo é fruto de pesquisa da jornalista Célia Curto e tem produção da Redondilha – Comunicação e Educação com Arte.

SERVIÇO

Show “FESTIVAIS 50 ANOS” 

Intérpretes: Salomão di Pádua e Lúcia de Maria Banda: Régis Torres (violão e direção musical), Jarbas de Souza (baixo), Rodrigo Souto (flauta) e Jorge Macarrão (percussão) Participação especial: Myriam Greco Data: 2 de julho (quinta-feira) Horário: 21h30 Local: Feitiço Mineiro – CLN 306, bloco B Reservas: (61) 3272-3032 Ingressos: R$ 25,00 Classificação indicativa: 10 anos

  CONTATO COM A IMPRENSA: Célia Curto – 9298-4309 e 9338-7899 – curtocelia@gmail.com