13jan/160

Deputado do DF mira projetos da Coreia do Sul

Izalci propõe parceria com o país nas áreas de educação, tecnologia e esporte. Trabalho conjunto envolverá entidades da indústria e comércio locais

8bd2c4d4-28b0-4f6c-8f0b-50b50c50f412

O presidente do PSDB/DF, deputado federal Izalci, esteve com o embaixador da Coreia do Sul, Jeong-gwan Lee, para discutir os termos de uma parceria em projetos nas áreas de tecnologia, educação e esporte, a serem desenvolvidos no Distrito Federal. No encontro, que aconteceu na última terça-feira (12), na embaixada coreana, foram definidas as próximas etapas do trabalho.

Para Izalci, esta parceria é um grande passo, já que a Coreia do Sul vem se desenvolvendo economicamente ao longo dos últimos 20 anos. O Distrito Federal é, segundo o parlamentar, um centro de grande potencial tecnológico e de pesquisas. “Discutimos possíveis intercâmbios para troca de experiências, principalmente nas áreas de políticas públicas e comércio exterior”, detalhou.

Na agenda conjunta estão previstas reuniões com representantes da Federação das Indústrias do DF (Fibra), do Sindicato da Indústria de Informática do DF (SINFOR) e universidades, incluindo a participação de uma comitiva da Coreia.

A proposta é que, a partir desta parceria, seja possível atrair investimentos de empresas coreanas para o Distrito Federal, trocar experiências na área de educação, trazer eventos esportivos coreanos para o DF em 2016, entre outras vantagens.

Por outro lado, a embaixada da Coreia pretende divulgar o esporte nacional do país, o Taekowndo, no Brasil. Para o embaixador, a modalidade é um instrumento de prevenção e redução da violência, e pode formar jovens atletas olímpicos e cidadãos de bem.

Com uma atuação dentro e fora da Câmara dos Deputados fortemente vinculada à ciência e tecnologia, Izalci aproveitou o encontro para estreitar o diálogo entre a embaixada e o Parlamento brasileiro.

fonte: Ascom Dep. Izalci Lucas