18mar/150

DER apresenta projeto para desafogar trânsito no Balão da Esaf

Plano é reivindicação antiga dos moradores da região

LAGO SUL

Brasília (17/3/2015) – Projeto para desafogar o trânsito nas DFs 001 e 035 foi apresentado aos moradores da região em reunião, na última segunda-feira (16), pelo administrador regional do Jardim Botânico e interino do Lago Sul, Aldenir Paraguassú, e o engenheiro Darione José Maria, do Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER).

O plano deve atender uma antiga reivindicação dos moradores locais que é a realização de benfeitorias na região para desafogar o trânsito, que apresentou um aumento significativo com a construção de condomínios e residências às margens das DFs 001 e 035. Os motoristas enfrentam engarrafamentos de até duas horas para chegarem à Ponte JK.

Segundo o engenheiro, o estudo já foi realizado pelo departamento e, em breve, o DER dará início ás obras. “Vamos começar dentre alguns dias as obras no balão da Esaf que liga o Jardim Botânico e outras cidades ao centro, avenida comercial do JB, e outros pontos. Com essas benfeitorias, irá melhorar o trânsito para quem precisa trafegar por essas estradas”, frisou Darione.

A presidente da Associação do Jardim Botânico, Viviane Fidelis, afirmou que ficou surpresa com o compromisso do departamento com os moradores daquela região, que sofrem diariamente com engarrafamentos. “Nessa estrada temos o gargalo de três cidades que desembocam em um único balão e creio que a proposta apresentada pelo engenheiro irá solucionar um pouco o nosso problema” destacou a presidente.

O administrador destacou a preocupação do Governo do Distrito Federal com a mobilidade na capital. “O GDF está trabalhando para solucionar a mobilidade com transportes de integração, Brt sul e norte e a construção de mais ciclovias no DF”. Paraguassú ainda afirmou que é importante a comunidade atuar na coletividade para que menos carros estejam nas ruas do Distrito Federal.