14jun/120

DF tem maior complexo esportivo militar do mundo

 Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento Físico do Corpo de Bombeiros Militar será utilizado pelos profissionais da Segurança Pública e por delegações durante grandes eventos esportivos

 Agência Brasilia – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou nesta quinta-feira (14) o Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento Físico (CECAF) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF), o maior complexo esportivo militar do mundo. No evento, também foi realizada a abertura da sexta edição da Olimpíada da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (VI Olimsesp) e a simulação de uma operação tática de segurança.

 “Sei da importância da prática regular de atividades esportivas na vida de um cidadão e o investimento em recursos humanos é essencial para a efetividade das ações de Segurança Pública”, afirmou o governador, destacando a integração, o desenvolvimento e o entretenimento como grandes benefícios do centro. “Os integrantes das forças de segurança terão melhor condicionamento físico e isso trará reflexos positivos aos serviços oferecidos à população, que contará com profissionais mais bem preparados”, acrescentou.

 Localizado em uma área de aproximadamente 35 mil m² no Setor Policial Sul, o espaço começou a ser construído há 380 dias, quando Agnelo Queiroz lançou a pedra fundamental do empreendimento. Projetado de acordo com padrões internacionais de qualidade, o centro possui pista de atletismo, piscina olímpica coberta, ginásio coberto, campo de futebol gramado, quadra de vôlei de areia, salas para treinamento e laboratórios. O investimento na obra foi de R$13,7 milhões.

 A ideia do centro partiu de um grupo do Corpo de Bombeiros que identificou perda de condicionamento físico e aumento dos índices de sobrepeso e obesidade na corporação. Dessa forma, um dos principais objetivos do espaço é oferecer aos bombeiros um local apropriado para reabilitação física por meio da prática de atividades, com supervisão de especialista e suporte de um laboratório de fisiologia.

 Ação integrada – Para o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a inauguração do centro na sexta edição da Olimpíada da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (VI Olimsesp) reflete a política de segurança definida pela atual gestão. “A realização da olimpíada aproxima as forças de segurança. Ela faz parte de uma política de governo que não se limita ao período do evento e ao âmbito esportivo. Nosso trabalho é voltado para a ação integrada, com metas e metodologias de gestão bem estabelecidas”, enfatizou Avelar.

 A importância do novo espaço para eventos como a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014 também foi ressaltada pelo secretário. Além da utilidade em treinamentos de segurança, o centro será usado, por exemplo, para treinamentos de seleções com jogos marcados em Brasília, já que o campo de futebol atende às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

 Operação simulada – Após a inauguração oficial do Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento Físico, profissionais ligados à segurança pública fizeram uma “demonstração técnico-profissional de resgate em acidente com múltiplas vítimas”. O objetivo da atividade foi mostrar o preparo e a ação integrada das corporações para grandes eventos esportivos.

 Na operação, um atentado com bomba em um estádio de futebol foi simulado durante uma partida fictícia. Dezenas de profissionais capacitados realizaram atividades de socorro e resgate, operações com bombas, proteção de autoridades, libertação de reféns e perícia criminalística. Desenvolvida com base no Sistema de Comando de Incidentes utilizados por órgãos da Secretaria de Segurança Pública, a ação envolveu cinco helicópteros, armamentos e materiais de salvamento, entre outros equipamentos.

 Depois de assistir à simulação, o governador Agnelo Queiroz visitou as instalações esportivas do centro e aplaudiu a apresentação de ginástica rítmica de atletas do Instituto Brasileiro de Assistência e Desenvolvimento Social (Ibades).

 Jogos – A VI Olimpíada da Secretaria de Segurança Pública do DF será realizada até o dia 29 de junho, entre servidores ativos e aposentados das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros,  do Departamento de Trânsito e da Segurança Pública, além de integrantes do Departamento da Polícia Federal.

 A competição inclui as categorias feminina e masculina em 13 modalidades esportivas: basquetebol, futebol de campo, futsal, judô, corrida de orientação, voleibol de areia e de quadra, cabo de guerra, atletismo, natação, xadrez, dominó e truco. Os jogos serão disputados por aproximadamente 258 atletas, divididos em seis equipes com 43 integrantes cada.