27jun/120

Ecônomia do DF cresce 2,4% em 2011

Dados preliminares da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgados nesta terça-feira (26) indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) do Distrito Federal cresceu 2,4% em 2011 na comparação com 2010. O percentual é menor que o crescimento do PIB nacional no mesmo período, que foi de 2,7 %. As informações são do G1.
 
Os dados mostram que, apesar do crescimento, o ritmo de expansão da economia local sofreu desaquecimento. Em 2010, o PIB do DF cresceu 3,5% em relação ao ano anterior, 1,1 ponto percentual a mais que o registrado em 2011. Também foi menor que o PIB nacional, que em 2010 foi de 7,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
De acordo com o presidente da Codeplan, Salviano Guimarães, a redução do crescimento “não é preocupante”. “Sofremos um pequeno decréscimo em função da crise mundial, mas o PIB do DF cresceu e podemos perceber setores com certa estabilidade”, disse o presidente.
 
Guimarães afirmou que o setor público ainda é o que movimenta mais dinheiro no DF. “A renda pública no DF do governo federal e local representa 55% do PIB. Este fator de renda é o que dá certa tranquilidade à economia local mesmo quando há uma crise grande em outro setor”, declarou ao G1.